26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Nova unidade de monitoramento da APsystems está disponível no Brasil

Com baixo custo, nova unidade chega ao mercado em maio para facilitar o monitoramento de sistemas de até quatro módulos

Autor: 23 de abril de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Nova unidade de monitoramento da APsystems está disponível no Brasil

O monitoramento de um sistema fotovoltaico é fundamental e traz benefícios aos consumidores que investem em energia solar em suas residências e comércio. 

E com a expansão da fonte fotovoltaica, cada vez mais empresas estão expandindo seus negócios no país, trazendo soluções que auxiliam para o mercado fotovoltaico brasileiro.

Visando atender esta demanda, a Ecori Energia Solar ampliou ao seu portfólio a ECU-B (Unidade de Comunicação de Energia Básica) da APsystems. A linha de monitoramento é indicada para instalações de até quatro módulos. 

Para Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori, o monitoramento do sistema é fundamental e traz benefícios aos clientes. “O acompanhamento em tempo real é essencial, pois possibilita assertividade de medição do que está acontecendo no sistema e entrega informações gráficas, fatores estratégicos para mitigar problemas e, consequentemente, custos de manutenção”, destaca.

As Unidades de Comunicação de Energia da APsystems coletam os dados dos microinversores e fazem sua transferência para o EMA (Sistema de Monitoramento de Energia e Análise), onde é possível acessar os parâmetros elétricos, tanto do lado da corrente contínua, quanto do lado da corrente alternada, selecionar o perfil de rede de acordo com a concessionária local, além de permitir que o time técnico realize o diagnóstico de forma remota e segura. 

A plataforma completa é gratuita e pode ser acessada pelo cliente mediante cadastro de usuário e senha. O monitoramento em tempo real pode ser feito por meio do aplicativo EMA ou pelo site apsystemsema.com.

A Ecori destaca que o monitoramento aproxima o integrador ao consumidor final e fortalece a confiança desta relação, potencializando a receita mensal do integrador.

Atualmente, a empresa já fornece as linhas ECU-R e ECU-C e esta ampliação do seu catalogo reforça a importância do monitoramento como elemento estratégico no gerenciamento de performance das usinas, permitindo maior previsibilidade e velocidade no diagnóstico e na correção de eventuais falhas.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Um comentário

  • Marco Antonio Damiani disse:

    Tenho instalado um sistema de geração solar com 8 placas de 665 W cada uma com 2 Microinversor APSystem e a comunicadora Wifi ECU-B, que controla as 8 placas. Em todo lugar que consulto este ECU-B informa que ele controla somente 4 placas e 1 Microinversor. Estou agora expandindo o sistema e acrescentando + 4 Placas de 665 W com 1 microinversor e me informaram que o meu ECU-B precisa ser trocado por um UCU-R, que controla até 400 Placas. Não existe um modelo intermediario para controlar as 12 placas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.