Nova unidade de monitoramento da APsystems está disponível no Brasil

Com baixo custo, nova unidade chega ao mercado em maio para facilitar o monitoramento de sistemas de até quatro módulos
Nova unidade de monitoramento da APsystems está disponível no Brasi

O monitoramento de um sistema fotovoltaico é fundamental e traz benefícios aos consumidores que investem em energia solar em suas residências e comércio. 

E com a expansão da fonte fotovoltaica, cada vez mais empresas estão expandindo seus negócios no país, trazendo soluções que auxiliam para o mercado fotovoltaico brasileiro.

Visando atender esta demanda, a Ecori Energia Solar ampliou ao seu portfólio a ECU-B (Unidade de Comunicação de Energia Básica) da APsystems. A linha de monitoramento é indicada para instalações de até quatro módulos. 

Para Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori, o monitoramento do sistema é fundamental e traz benefícios aos clientes. “O acompanhamento em tempo real é essencial, pois possibilita assertividade de medição do que está acontecendo no sistema e entrega informações gráficas, fatores estratégicos para mitigar problemas e, consequentemente, custos de manutenção”, destaca.

As Unidades de Comunicação de Energia da APsystems coletam os dados dos microinversores e fazem sua transferência para o EMA (Sistema de Monitoramento de Energia e Análise), onde é possível acessar os parâmetros elétricos, tanto do lado da corrente contínua, quanto do lado da corrente alternada, selecionar o perfil de rede de acordo com a concessionária local, além de permitir que o time técnico realize o diagnóstico de forma remota e segura. 

A plataforma completa é gratuita e pode ser acessada pelo cliente mediante cadastro de usuário e senha. O monitoramento em tempo real pode ser feito por meio do aplicativo EMA ou pelo site apsystemsema.com.

A Ecori destaca que o monitoramento aproxima o integrador ao consumidor final e fortalece a confiança desta relação, potencializando a receita mensal do integrador.

Atualmente, a empresa já fornece as linhas ECU-R e ECU-C e esta ampliação do seu catalogo reforça a importância do monitoramento como elemento estratégico no gerenciamento de performance das usinas, permitindo maior previsibilidade e velocidade no diagnóstico e na correção de eventuais falhas.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal