O amadurecimento do mercado de energia solar no Brasil foi o ponto de partida da palestra ministrada nesta segunda-feira (20) por Bruno Kikumoto, diretor executivo do Canal Solar, durante o primeiro dia da 5ª edição do Canal Conecta.
Com o tema “Novas oportunidades no setor solar: como estruturar sua empresa”, o painel destacou que o amadurecimento do setor não representa um sinal de estagnação, mas sim de evolução e profissionalização — um movimento que exige das empresas e dos profissionais visão estratégica, constante atualização e foco em capacitação.
Segundo Kikumoto, o ritmo de crescimento do mercado, que antes registrava altas anuais de 40% a 50%, hoje é mais moderado. Essa desaceleração, porém, abre espaço para novas oportunidades e exige dos profissionais uma postura mais inovadora e analítica.
Durante sua fala, o executivo apresentou dados globais que apontam uma tendência de equiparação entre os investimentos em energias fósseis e renováveis nos próximos anos.
Para ele, o desafio das empresas que atuam no ramo está em identificar nichos e áreas emergentes dentro da transição energética — e se preparar antes que o mercado se consolide.
Três cases que ilustram novas oportunidades
Para demonstrar como a visão de futuro pode transformar negócios, o CEO compartilhou três cases de sucesso — dois deles desenvolvidos pelo próprio Canal Solar e um de ex-aluno da plataforma.
Programa de Capacitação em Armazenamento
Lançado em 2021, o curso de projetos com armazenamento em baterias foi o primeiro do Brasil voltado ao tema. Na época, o mercado nacional ainda era incipiente, com poucas aplicações reais e custos elevados.
Mesmo assim, o Canal Solar apostou em uma tendência internacional, observada em países como Estados Unidos, Europa e China, antecipando-se à curva de crescimento.
O resultado veio rapidamente: o curso hoje representa 41% do faturamento total da área de capacitação do Canal Solar e reúne turmas com mais de 80 alunos cada.
Canal VE
Em 2022, o Canal Solar lançou o Canal VE, veículo de comunicação especializado em mobilidade elétrica. Naquele momento, o tema ainda era pouco explorado no Brasil, mas a equipe decidiu investir em pessoas, viagens e eventos para consolidar a marca.
A iniciativa se mostrou acertada: atualmente, o Canal VE soma 3,7 mil usuários, mais de 13,7 mil visualizações e cerca de 94 mil seguidores, sendo responsável por 5% do faturamento do grupo Canal Solar.
Azzon Energia
O terceiro case apresentado foi o de Lucas Fernandes, ex-engenheiro projetista da GE, que em 2018 buscou capacitação técnica por meio dos cursos do Canal Solar.
Um ano depois, fundou a Azzon Energia, empresa que apostou fortemente no pós-venda e estruturou um modelo de negócio sólido. Hoje, a companhia conta com seis pontos de venda, um centro de distribuição, mais de 100 colaboradores e já faturou mais de R$ 100 milhões.
Visão e estratégia como diferenciais
Ao encerrar a palestra, Bruno ressaltou que o sucesso desses cases tem um ponto em comum: a capacidade de antecipar tendências.
“Como empreendedor e empresário, estamos sempre buscando encontrar uma oportunidade que acabe com o produto que estamos vendendo atualmente. O mercado evolui — especialmente no nosso setor, onde a tecnologia muda muito rápido. Precisamos manter o caixa saudável, mas também estar atentos ao que vem pela frente”, afirmou Kikumoto.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.