28 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Novas regras do jogo podem prejudicar geração solar

Após as discussões, as novas regras valerão para nos novos consumidores, que tiverem seus sistemas de energia solar

Autor: 5 de março de 2019outubro 31st, 2023Brasil
2 minutos de leitura
Novas regras do jogo podem prejudicar geração solar

A energia solar fotovoltaica tem conquistado um crescimento vertiginoso nos últimos anos no Brasil. Frente ao aumento do número de consumidores que produzem sua própria energia com sistemas fotovoltaicos, as concessionárias têm solicitado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a discussão das regras que regem o setor de geração distribuída de energia elétrica, notadamente as resoluções 482 e 687 da agência. As discussões, que já tiveram início através de reuniões e consultas públicas, buscam novos modelos para que após 2020 os consumidores sejam obrigados a pagar compensações às distribuidoras de energia elétrica.

Através da consulta pública à população e ao mercado a ANEEL pretende efetuar a revisão da regulação do setor de geração distribuída, reduzindo a atratividade da auto-geração para o consumidor comum, com o objetivo de mitigar as supostas perdas que as distribuidoras de energia elétrica têm sofrido com o crescimento do uso da geração distribuída com sistemas fotovoltaicos e usinas solares.

Após as discussões, as novas regras valerão para nos novos consumidores, que tiverem seus sistemas de energia solar instalados após a publicação da nova regulação, que deve ocorrer em 2020.

Fonte

ANEEL

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.