Novo tracker solar com adaptação para terrenos irregulares chega ao mercado brasileiro

Desenvolvimento da solução levou em consideração a crescente escassez de terrenos planos e o avanço de projetos mais desafiadores
Novo tracker solar com adaptação para terrenos irregulares chega ao mercado brasileiro
Novo tracker foi projetado para se adaptar a terrenos com declividades acentuadas. Foto: Axial Brasil/Divulgação

O mercado brasileiro de energia solar está prestes a contar com uma inovação capaz de transformar o modo como usinas solares fotovoltaicas são instaladas em terrenos irregulares, predominantes em diversas regiões do país.

A espanhola Axial, apresentará na Intersolar South America 2025, em São Paulo (SP), o SlopeSync – novo modelo de tracker solar desenvolvido especialmente para se adaptar a áreas com grandes variações de relevo.

Segundo a empresa, a tecnologia elimina a necessidade de alinhamento milimétrico dos pilares e permite desvios de até 30º entre fileiras e 15% na variação de altura – o que reduz a dependência de obras civis complexas, além de minimizar impactos ambientais.

O tracker foi desenvolvido com o eixo cardan, instalado em pontos específicos das fileiras. Isso permite uma tolerância de até 400 mm e variações de inclinação de até 15% no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste.

De acordo com a Axial, o sistema garante maior flexibilidade estrutural, acompanhando as curvas naturais do relevo e mantendo o desempenho dos módulos solares.

Redução de custos e sustentabilidade

Em comunicado, a Axial destaca que estudos realizados pela empresa apontam que o uso de trackers pode reduzir em até 80% os custos com movimentação de terra na implantação de usinas.

“Esse dado reforça não apenas a eficiência econômica da solução, mas também seu impacto positivo do ponto de vista ambiental ao minimizar a necessidade de intervenções civis no terreno. Reduzir obras dessa natureza significa preservar mais a paisagem natural e contribuir para a sustentabilidade dos projetos solares,” disse Ronald Carias Esteban, diretor-geral da Axial no Brasil.

Além da economia financeira e ambiental, o novo modelo permite acelerar o tempo de execução das usinas, uma vez que exige menos intervenções no solo e ajustes no projeto original, otimizando o CAPEX das plantas fotovoltaicas.

Respostas a um mercado em transformação

O desenvolvimento do novo tracker levou em consideração a crescente escassez de terrenos planos e o avanço dos projetos solares para áreas mais desafiadoras, segundo Esteban.

“À medida que os terrenos planos se tornam cada vez mais escassos ao redor do mundo, especialmente em regiões com grande potencial solar, tornou-se essencial criar uma solução que se adaptasse melhor a áreas com declividade acentuada”, observa.

O diretor apontou ainda que os principais desafios enfrentados por trackers em terrenos acidentados envolvem:

  • Reduzir o impacto ambiental ao evitar movimentações agressivas do solo;-
  • Otimizar os custos de implantação;
  • Agilizar os prazos de construção;-
  • Manter a eficiência da geração energética, mesmo com grandes variações topográficas.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.