28 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

ONS discutirá o constrained-off das usinas solares em webinário

Evento online acontece na quinta-feira (14), às 15h, via Webex

Autor: 12 de março de 2024Brasil
2 minutos de leitura
ONS discutirá o constrained-off das usinas solares em webinário

As novas regras entram em vigor a partir de 1º de abril de 2024. Foto: Freepik/reprodução

Acontece na próxima quarta-feira (14), às 15h, um webináior sobre o processo de construção das funções de produtividade para fins de constrained-off de usinas fotovoltaicas. O evento será realizado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), via Webex.

Constrained-off é o termo utilizado para descrever eventos em que a operação de geração de energia elétrica é temporariamente limitada ou interrompida devido a restrições operacionais específicas em uma usina ou conjunto de empreendimentos.

O evento será disponibilizado no SINtegra, sistema do operador, e no canal do ONS no YouTube. Além disso, os agentes que tiverem dúvidas sobre acessar os sites, podem enviá-las para o email [email protected].

O objetivo é apresentar novos procedimentos e critérios para o cálculo das funções de produtividade das usinas fotovoltaicas. Segundo o Operador, as novas regras entram em vigor a partir de 1º de abril de 2024.

Elas estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Resolução Normativa (REN) ANEEL nº 1.073/2023.

“A REN [1.073/2023]é resultado da Consulta Pública ANEEL nº 48/2022, que alterou processos e critérios para apuração e pagamento de restrição de operação de centrais geradoras solares fotovoltaicas (UFV)”, afirmou o ONS em nota.

Yvana Leitão

Yvana Leitão

Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiências em matérias jornalistas para revista e para site, e entrevistas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.