ONS discutirá o constrained-off das usinas solares em webinário

Evento online acontece na quinta-feira (14), às 15h, via Webex
Evento online acontece na quinta-feira (14), às 15h, via Webex
As novas regras entram em vigor a partir de 1º de abril de 2024. Foto: Freepik/reprodução

Acontece na próxima quarta-feira (14), às 15h, um webináior sobre o processo de construção das funções de produtividade para fins de constrained-off de usinas fotovoltaicas. O evento será realizado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), via Webex.

Constrained-off é o termo utilizado para descrever eventos em que a operação de geração de energia elétrica é temporariamente limitada ou interrompida devido a restrições operacionais específicas em uma usina ou conjunto de empreendimentos.

O evento será disponibilizado no SINtegra, sistema do operador, e no canal do ONS no YouTube. Além disso, os agentes que tiverem dúvidas sobre acessar os sites, podem enviá-las para o email [email protected].

O objetivo é apresentar novos procedimentos e critérios para o cálculo das funções de produtividade das usinas fotovoltaicas. Segundo o Operador, as novas regras entram em vigor a partir de 1º de abril de 2024.

Elas estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Resolução Normativa (REN) ANEEL nº 1.073/2023.

“A REN [1.073/2023]é resultado da Consulta Pública ANEEL nº 48/2022, que alterou processos e critérios para apuração e pagamento de restrição de operação de centrais geradoras solares fotovoltaicas (UFV)”, afirmou o ONS em nota.

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal