ONS registra quarto recorde na demanda instantânea de carga em 2025

Indicador vem sendo impactado pelas condições climáticas e altas temperaturas registradas em várias regiões do Brasil
ONS registra quarto recorde na demanda instantânea de carga em 2025
Foto: Freepik

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou, nesta sexta-feira (21), um novo recorde de demanda instantânea de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional), impulsionado pelas altas temperaturas em diversas regiões do país.

Às 14h24, os valores preliminares apurados pelo órgão indicaram que a demanda atingiu a marca de 104.732 MW.  Esta é a quarta quebra de recorde na demanda máxima instantânea do ano. 

O recorde anterior havia sido registrado em 12 de fevereiro, quando o consumo instantâneo alcançou 103.754 MW. Antes disso, as maiores marcas do ano ocorreram em 11 de fevereiro (103.335 MW) e 22 de janeiro (102.810 MW).

De acordo com Marcio Rea, diretor-geral do ONS, o crescimento da carga tem sido diretamente influenciado pelo calor intenso, que eleva o uso de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores. 

Apesar da alta demanda, ele ressalta que o SIN tem operado com segurança e plena capacidade para suprir as necessidades do sistema elétrico brasileiro.

“O novo recorde reforça o quanto o SIN está respondendo de forma segura e adequada à crescente demanda de carga. Os estudos de planejamento do ONS tinham mapeado esse comportamento e a operação se preparou para atender ao que estamos observando: uma constante quebra de recordes na demanda de carga, porém mantendo o equilíbrio do sistema elétrico brasileiro”, disse ele. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.