27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ONS registra novo recorde de geração solar na região Nordeste

Números contabilizados indicam crescimento de 2,1% em relação a maio, data do último recorde

Autor: 2 de julho de 2021julho 14th, 2021Brasil
ONS registra novo recorde de geração solar na região Nordeste

O Nordeste segue batendo recordes de geração solar, em 2021. Na última segunda-feira (28), a região brasileira registrou cerca de 681 MW médios, segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

Trata-se de um valor que representa 6,4% de toda a demanda energética regional. O número indicou ainda um crescimento de 2,1% na comparação com o último recorde, que foi registrado no dia 24 de maio, com 667 MW médios.

O ONS destacou ainda que a fonte fotovoltaica também bateu, nesta semana, um novo recorde na geração instantânea, no começo da tarde do último sábado (26), ao atingir a marca de 1.873 MW produzidos.

O valor representa um aumento de 17,7% da demanda na região, superando o último recorde que havia sido computado no dia 8 de abril.

Energia eólica

Além dos índices obtidos pela solar, outra fonte de geração renovável que ganhou destaque, nesta semana, no Nordeste foi a eólica, que foi responsável por uma geração instantânea de 10.856 MW, no final da noite de sábado.

O montante foi atingido às 23h44, sendo suficiente para atender a 96,1% da demanda do subsistema da região naquele momento. O último recorde havia sido registrado há cerca de um mês, no dia 26 de maio, quando foram produzidos 10.612 MW.  

Perspectivas futuras

Tanto a energia solar como a eólica vem crescendo de maneira significativa no Brasil nos últimos anos, segundo dados da própria ONS. Atualmente, a fonte eólica representa 10,6% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue aos 11,1% até o final do ano. Já a energia fotovoltaica representa pouco mais de 2% da matriz elétrica, com expectativa de atingir mais de 2,5% até o fim de 2021. 

 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.