No setor de energia solar fotovoltaica, muitos consumidores estão ouvindo sobre “fake power” ou “painel fake”. Porém, você sabe o que significam estes termos?
No caso, são módulos de algumas empresas que não geram a potência esperada e geralmente não têm certificações internacionais, como RETC, PVEL, AAA.
Os equipamentos foram aprovados por órgãos internacionais e Inmetro, mas, nas entregas, os módulos têm qualidade inferior e não atingem a potência esperada. Além disso, o preço é bem mais barato que painéis que atendem as certificações e são de fabricantes com longo histórico no mercado.
Isso é chamado de “fake power” ou “painel fake“. Por isso, nós da JA Solar, destacamos que é fundamental que os consumidores se atentem a essas questões na hora de realizar uma compra, evitando assim que seus projetos sejam prejudicados.
Os módulos da empresa, por exemplo, possuem nove certificações no mercado fotovoltaico. Entre elas estão as classificações recebidas pela PV Tech, RETC, PVEL, EUPD Research, TUV SÜD, UL Solutions, BNEF, ETL da Intertek e o selo do Inmetro.
Dos mais de 150 fabricantes de painéis existentes, 39 são listados no ranking financeiro da Bloomberg T1, 35 foram certificados pelo laboratório PVEL, seis possuem certificação de qualidade pela RETC e apenas quatro possuem certificação AAA pela PVTech.
Confira, abaixo, o vídeo produzido pela JA Solar mostrando os cuidados que devem ser tomados para evitar os chamados “fake power” ou “painel fake”.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.
3 respostas
Porque assim, fica muito fácil e muito vaga essa informação, ja que somente deixa os profissionais com a responsabilidade de nós mesmos termos que individualmente verificarmos ( se é que temos condições e competência para tal) verificarmos se os modulos comprados de X ou Y empresa, está trabalhando corretamente.
gostaria de saber, quais marcas e modelos de modulos fotovoltaicos estão listados como provaveis equipamentos fake. Se os autores dessa edição, não saberem nos informar essas msrcas e ou modelos, que pelo menos então, venha a mostrar as marcas e modelos dos modulos que sejam reais.
A JA é sem dúvidas uma das melhores fabricantes de painéis fotovoltaicos.
Agora essa matéria é um tiro no pé do marketing.
Nem todos os concorrentes tem essas más práticas.
Acredite JA existe paineis bons e baratos sim.
a acusação feita aqui é leviana, nada agrega ao mercado, levantando suspeitas.
já que se trata de crimes, o caminho deveria ter sido outro