O setor de armazenamento de energia no Brasil vai ganhar impulso com a implantação de 400 MWh em sistemas BESS (Battery Energy Storage System) ao longo dos próximos três anos, voltados exclusivamente para o mercado C&I (Comercial e Industrial).
O investimento estimado é de R$ 500 milhões e contempla aplicações como arbitragem de energia, otimização tarifária, resiliência, backup e suporte à qualidade do fornecimento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sungrow e as empresas MOBS Armazenagem de Energia e Mobilidade e TCCOM Comercializadora de Energia, ambas do Grupo Roca.
Segundo os envolvidos, o projeto pretende acelerar o uso estratégico de baterias em larga escala no país para médias e grandes empresas. A TCCOM, comercializadora qualificada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), ficará responsável pela prospecção e estruturação dos projetos, enquanto o acordo também prevê engenharia, comissionamento e serviços de O&M (Operação e Manutenção).
“Acreditamos que esta parceria alavanca a maturidade do setor elétrico brasileiro rumo a um futuro mais limpo e eficiente”, disse Rafael Ribeiro, Country Manager da Sungrow no Brasil, enquanto Roberto Stadler, diretor executivo do Grupo Roca, pontuou que o acordo ajuda o país na criação de “um ecossistema robusto para o mercado C&I”. .
Saiba mais:
- BESS no Brasil: como o armazenamento pode revolucionar a matriz energética;
- Indústria alimentícia investe em BESS para garantir estabilidade operacional;
- Morador de SP aposta em energia solar com BESS e conquista autonomia energética.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.