25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Petrobras planeja ter 10% do mercado de GC solar e eólica até 2028

Estatal informou investidores que quer ultrapassar 5 GW de capacidade instalada ou em construção no país

Autor: 31 de janeiro de 2024Brasil
2 minutos de leitura
Petrobras planeja ter 10% do mercado de GC solar e eólica até 2028

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, em encontro com investidores. Foto: Ben Hider/Agência Petrobras

Em apresentação realizada para investidores, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (30), a Petrobras revelou que pretende se posicionar de forma mais equilibrada no processo de transição energética pelo qual o mundo está passando.

A estatal destacou que uma de suas metas para os próximos quatro anos é conquistar 10% do mercado de geração centralizada de energia solar e eólica no Brasil, por meio de investimentos da ordem de US$ 5,2 bilhões.

Os aportes fazem parte do Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para projetos de baixo carbono. O objetivo da petroleira, com isso, é ultrapassar a marca de 5 GW de capacidade instalada ou em construção por meio das fontes solar e eólica até 2028. 

Atualmente, o Brasil conta com 28,9 GW de capacidade instalada de projetos em energia eólica e outros 11,7 GW por meio da fonte solar centralizada.

O encontro desta terça-feira foi realizado para um grupo de 50 analistas e investidores – sobretudo de grandes fundos de investimento do exterior – que tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre os principais assuntos relativos à Petrobras, sobretudo para obter um detalhamento do plano estratégico da estatal brasileira. 

“Somos uma empresa de petróleo em transição. Estamos transformando a Petrobras de forma gradual, investindo em novas energias, sem abrir mão, de uma hora para outra, da produção de petróleo”, disse Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.