Em apresentação realizada para investidores, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (30), a Petrobras revelou que pretende se posicionar de forma mais equilibrada no processo de transição energética pelo qual o mundo está passando.
A estatal destacou que uma de suas metas para os próximos quatro anos é conquistar 10% do mercado de geração centralizada de energia solar e eólica no Brasil, por meio de investimentos da ordem de US$ 5,2 bilhões.
Os aportes fazem parte do Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para projetos de baixo carbono. O objetivo da petroleira, com isso, é ultrapassar a marca de 5 GW de capacidade instalada ou em construção por meio das fontes solar e eólica até 2028.
Atualmente, o Brasil conta com 28,9 GW de capacidade instalada de projetos em energia eólica e outros 11,7 GW por meio da fonte solar centralizada.
O encontro desta terça-feira foi realizado para um grupo de 50 analistas e investidores – sobretudo de grandes fundos de investimento do exterior – que tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre os principais assuntos relativos à Petrobras, sobretudo para obter um detalhamento do plano estratégico da estatal brasileira.
“Somos uma empresa de petróleo em transição. Estamos transformando a Petrobras de forma gradual, investindo em novas energias, sem abrir mão, de uma hora para outra, da produção de petróleo”, disse Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].