27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,82GW

Piauí investe em projeto para expandir capacidade renovável

Segundo o governo estadual, o objetivo é atrair investimentos de outras regiões do Brasil e do exterior

Autor: 18 de dezembro de 2020Brasil
Piauí investe em projeto para expandir capacidade renovável

O estado do Piauí está buscando alternativas para investir cada vez mais em energia limpa e sustentável. Isso porque, o governo anunciou que realizou uma reunião neste mês para tratar da elaboração do Atlas das Energias Renováveis do estado.

Segundo o governo estadual, este documento será uma ferramenta de atração de investimentos, demonstrando os projetos instalados, os que já em andamento e toda o potencial que o território piauense possui.

“O atlas do Piauí de energias renováveis eólica e solar deve conter o máximo de informações para que sirva de subsídios para investidores e garantir que qualquer pessoa do Brasil e do mundo possa ter dados técnicos e, com base em informações seguras, possam trabalhar as condições de investimentos”, afirmou o governador Wellington Dias.

De acordo com ele, a ABEeolica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estão dispostas a trabalhar com o estado nesse atlas, que mostrará os locais com maior potencial, áreas disponíveis, situações ambientais, incidência do sol e velocidade do vento. “Informações que ajudarão os investidores a despertar o interesse em investir no Piauí”, acrescentou Dias.

Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, ressaltou que o Piauí é considerado um dos estados brasileiros que está em franco desenvolvimento e um dos que mais constrói na setor de energias renováveis.

Atração de investimentos

Segundo o governo, está sendo construída pela empresa Celeo um linhão que vai de Teresina em direção a Tianguá, que integra aquela região. Ao total, serão investidos R$ 1 bilhão.

“Estamos em uma fase já avançada. A Celeo trabalha um investimento na área de energia solar, uma novidade para nossa região, com projetos robustos, maiores, que ajudam a descobrir uma nova fronteira para a energia solar e eólica, por conta da presença desse linhão”, comentou o governador.

“A energia gerada em Pedro II, Domingos Mourão e São Miguel do Tapuio, com a presença desse linhão é possível que o que é produzido nessa região possa ser vendido para qualquer lugar do mundo”, concluiu.

Energia solar no Piauí

Dados da ABSOLAR apontaram que o Piauí está na 14ª colocação do ranking estadual de geração distribuída solar fotovoltaica, com 83,4 MW de potência – o que representa 2% da capacidade instalada no Brasil.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.