Pousadas investem em energia solar com baterias

Empreendimentos localizados na Ilha do Mel visam evitar prejuízos com quedas de energia
Em ambas as instalações, os bancos de baterias foram dimensionados para suportar as cargas essenciais por até 3 horas. Foto: NHS Solar

Duas pousadas da Ilha do Mel, situada na embocadura da baía de Paranaguá, no estado do Paraná, investirão em instalações fotovoltaicas Os sistemas serão instalados nas pousadas Ephira e Chalés do Laurindo.

O projeto visa proporcionar autonomia e economia nas contas de luz dos estabelecimentos.

O projeto integra inversores do modelo Quad Híbrido, tecnologia desenvolvida pela NHS. Segundo a fabricante, trata-se do primeiro inversor híbrido desenvolvido e produzido no Brasil.

De acordo com a empresa, além de oferecer uma energia limpa, a instalação também garante autonomia para que os serviços oferecidos aos hóspedes das pousadas não sejam comprometidos em casos de quedas de energia.

Na Pousada Chalés do Laurindo, a redução é de 85% nos gastos mensais com energia na alta temporada. A instalação integra um inversor Quad de 5 kW monofásico, 14 painéis de 550 W e um sistema de armazenamento com 20 baterias de 58 Ah.

Já na Ephira, foram instalados um inversor Quad 3 kW monofásico, 8 painéis de 460 Wp e um sistema de armazenamento com 12 baterias de 18 Ah.

Em ambas as instalações, os bancos de baterias foram dimensionados para suportar as cargas essenciais por até 3 horas.

“Acredito que precisamos ter um plano B em casos de queda de energia e, ao invés de adquirir um gerador, optamos por uma energia limpa. Agora, quando acaba a luz, os hóspedes só percebem pela vizinhança, pois aqui continuamos tendo acesso ao Wi-fi e ao banho quente”, comenta Laurindo Silva, proprietário da pousada Chalés do Laurindo.

Para Lauro José da Silva, proprietário da Pousada Ephira, a solução é uma alternativa de manter o conforto dos hóspedes e prevenir desperdícios causados pela falta de energia.

“Já tivemos muitas perdas e queimas de equipamentos, e como a nossa pousada possui diversos aparelhos, este investimento é uma forma de ficarmos mais seguros e protegidos”, relata Silva.

Segundo Danilo Alvarez, engenheiro da Arrebol Engenharia  — empresa integradora da NHS Solar responsável pelo projeto — , o Quad Híbrido é uma alternativa sustentável ao gerador a diesel.

“A tecnologia vai ao encontro da filosofia de turismo sustentável da Ilha do Mel, além de proporcionar outros benefícios, como a economia e a autonomia”, afirma Alvarez.

Saiba mais

Teste real com inversor que atua em sistemas on-grid e off-grid

Imagem de Stella Miranda
Stella Miranda
Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal