Baterias para energia solar ficam 25% mais baratas em um ano, aponta Solfácil

Redução foi puxada pela diminuição do preço do lítio e por avanços significativos na produção da tecnologia
1 min 36 seg de leitura
Canal Solar - Baterias para energia solar ficam 25% mais baratas e devem seguir em queda
Sistema com baterias instalado em residência de alto padrão em São Paulo (SP). Foto: Henrique Hein/Canal Solar

As baterias usadas em sistemas de energia solar ficaram mais baratas no último ano no Brasil, aponta um novo levantamento divulgado nesta semana pela Solfácil. O estudo identificou que o preço das baterias monofásicas, voltadas para residências, caiu 25% entre os meses de maio de 2024 e 2025.

Já as baterias trifásicas, usadas principalmente em sistemas comerciais e indústrias, tiveram uma redução de 20% no mesmo período. A queda foi puxada, principalmente, pela diminuição do preço do lítio — material usado na fabricação das baterias — e por avanços na produção, que ficou mais eficiente por causa do aumento da procura.

“A tendência é que os preços sigam em queda. Só no primeiro semestre de 2025, já observamos uma redução de cerca de 18% em relação aos valores praticados no início do ano”, explica Jaison Reis, diretor de produtos de distribuição da Solfácil.

Com os preços mais baixos, o profissional avalia que a expectativa é que o uso das baterias cresça no país, especialmente em regiões com instabilidade no fornecimento de energia. Elas também seriam importantes para aplicações críticas, como refrigeração, datacenters, telecomunicações e hospitais. Além disso, mudanças recentes na regulamentação da geração distribuída podem incentivar ainda mais a adoção dos sistemas de armazenamento.

Diante das dificuldades para homologar usinas junto às concessionárias e das limitações no uso dos créditos de energia gerados, o executivo diz que as baterias surgem como uma alternativa para quem busca mais autonomia energética. “O mercado está amadurecendo, tanto em tecnologia quanto na percepção de valor. Com preços mais acessíveis, o armazenamento de energia deve deixar de ser um nicho e passar a integrar cada vez mais projetos solares no país”, completa Reis.

Leia também

Energia solar com baterias: alternativa inteligente diante da bandeira vermelha?

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.