19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Principais novidades da Série 2023 da Electro Graphics

Empresa traz atualizações SOLergo e dos softwares Ampère, iDEA, Eplus e CADelet

Autor: 19 de dezembro de 2022Tecnologia
6 minutos de leitura
Principais novidades da Série 2023 da Electro Graphics

A nova versão traz atualizações a respeito da Lei 14.300/2022 e da ABNT NBR 16612. Foto: SOlergo

A Electro Graphics disponibilizou nesta semana a Série 2023 dos seus softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos.

As soluções oferecem desde diagramas elétricos, automação, layout de instalações, relatórios de cálculos, listas de materiais e análise econômica. O Canal Solar elenca abaixo as principais atualizações.

SOLergo 2023

A nova versão traz atualizações a respeito da Lei 14.300/2022 e da ABNT NBR 16612, além de trazer novidades no gerenciamento de obstáculos. Veja os detalhes.

Lei 14.300/2022

Acompanhando as mudanças do Marco Legal da GD (geração distribuída), o SOLergo 2023 realiza o cálculo do “Custo de compensação” obtido por meio do Fio B, que incide sobre a energia compensada dos geradores até 500 kW, de acordo com as regras de transição.

Além disso, para geradores acima de 500 kW, além da cobrança do Fio B, é previsto também a cobrança de  40% do Fio A e 100% dos encargos.

Layout 3D

Outra novidade da nova versão do software SOLergo é que o software fornece aos usuários novos obstáculos para a modelagem 3D do sistema fotovoltaico, como árvores e antenas.

Os obstáculos podem ser inseridos diretamente da interface Layout 3D por meio da barra de comandos, onde o usuário pode selecionar elementos básicos de obstáculos como arbusto, árvore e antena parabólica. Além disso, é possível definir o ponto de posicionamento, a altura e a largura de cada obstáculo.

Estes obstáculos contribuem, juntamente com os demais obstáculos 3D, para o relevo do panorama e para a análise e projeção do sombreamento sobre o local.

Nova normativa ABNT NBR 16612

O SOLergo 2023 possibilita a realização do dimensionamento dos cabos segundo a norma da ABNT NBR  16612, que especifica os requisitos mínimos para a qualificação e aceitação de cabos singelos de  condutor flexível para uso em corrente contínua em instalações de energia fotovoltaica, com tensão contínua máxima em corrente contínua de 1,8 kV entre condutores e entre condutores e terra.

Ampère 2023

As principais atualizações do software trata da possibilidade de analisar o Arc Flash e analisar o fluxo das correntes que alimentam uma falta. A versão 2023  também permite realizar o dimensionamento dos cabos de acordo com a  norma ABNT NBR 16612.

Análise do Arc Flash

A Série 2023 ampliou ainda mais a gama de cálculos oferecidos pelo software Ampère. Agora, o usuário pode realizar a análise do Arc Flash de acordo com os cálculos fornecidos pela norma IEEE  1584-2018, com o finalidade de determinar a energia incidente (E) e o limite de arco elétrico (AFB) conforme definido pela norma NFPA 70E.

Com a nova funcionalidade, o usuário também consegue gerar um relatório com os resultados dos cálculos, principalmente para obter placas de aviso de perigo de arco elétrico para a fixação nos locais de risco. Os  modelos também podem ser personalizados.

A nova versão também conta com um novo banco de dados de proteções, gerenciando também as proteções com características AFDD, que tem a objetivo de intervir nas falhas por arco elétrico, desconectando o circuito quando a falha for detectada.

Análise das faltas com proteção ANSI 67

No software Ampère o projetista consegue analisar o fluxo das correntes que alimentam uma falta, permitindo estudar as direções e grandezas envolvidas, considerando a contribuição de faltas dos motores, sistemas de  armazenamento, geradores, como por exemplo, o fotovoltaico, entre outros.

Na versão 2023 foi implementado a função ANSI 67 (relé direcional de sobrecorrente de fase), que permite ao projetista analisar o comportamento da proteção seguindo vários tipos de falta e ajustar a proteção atuando nas configurações de direção, ângulo característico e lógica de disparo.

Ao término da análise o usuário pode extrair o estudo das proteções direcionais 67 em arquivo PDF.

Nova normativa ABNT NBR 16612

Com o software Ampère 2023 também é possível realizar o dimensionamento dos cabos de acordo com a norma ABNT NBR 16612.

Linha CADs

A versão 2023 traz atualizações importantes para a linha CADs. Confira abaixo os detalhes.

Novo motor Autocad OEM 2023

Os CADs elétricos Série 2023 iDEA e Eplus utilizam o novo motor Autodesk AutoCAD OEM 2023 em 64 bits. Este novo motor permitiu a introdução de uma nova janela de desenho móvel, com as vantagens de visualizar vários arquivos de desenho simultaneamente, sem precisar alterar de uma aba para outra.

Além disso, também traz a possibilidade de exportar um mais arquivo de desenho para outro monitor. A nova versão ainda dispõe de um acesso rápido ao percurso de rede, parâmetros de configuração do desenho atual e a preferência do ambiente gráfico.

Conexão automática dos fios

A Série 2023 dos CADs elétricos da Electro Graphics oferece aos usuários uma nova função de conexão automática, que facilita a ligação de um símbolo às linhas elétricas, durante a fase de inserção na folha.

A função é iniciada após a seleção de um símbolo da biblioteca que reconhece automaticamente a presença das linhas elétricas e os símbolos presentes na folha, e propõe uma conexão considerando a quantidade de pinos que o símbolo possui e o seu posicionamento na folha.

Os fios a serem conectados assumem as mesmas características das linhas existentes na folha, como a seção, cor, característica, etc. A função de conexão automática pode ser ativada e desativada a qualquer momento pelo usuário.

Importação das anotações geradas no PDF para o projeto

A linha CADs 2023 permite importar as anotações criadas nos arquivos em PDF para o projeto em  análise. A função realiza a importação do PDF, todas as informações contidas em nota autoadesiva, caixa de texto, destaque, objetos retangulares, círculos, etc.

Ao efetuar a importação, os CADs elétricos organizam as anotações em formato de marcadores, exibidos nas folhas do projeto de acordo com as anotações definidas no PDF.

A nova função é útil para compartilhar informações entre o projetista e o instalador, que normalmente possui  apenas o arquivo em PDF, onde são realizadas as anotações de melhorias e correções, permitindo assim que  o projetista identifique e agilize o processo de edição e/ou atualização do projeto.

Estilo

A Série 2023 dos softwares da Electro Graphics também gerencia novos formatos de estilos de interface com a possibilidade de utilizar o tema escuro.

Esta última possibilidade oferece uma solução boa para garantir a legibilidade, mesmo em ambientes de trabalho com pouca luminosidade, além de reduzir o cansaço visual para quem dedica muitas horas de trabalho na frente do computador.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.