A Electro Graphics disponibilizou nesta semana a Série 2023 dos seus softwares para projetos elétricos e fotovoltaicos.
As soluções oferecem desde diagramas elétricos, automação, layout de instalações, relatórios de cálculos, listas de materiais e análise econômica. O Canal Solar elenca abaixo as principais atualizações.
SOLergo 2023
A nova versão traz atualizações a respeito da Lei 14.300/2022 e da ABNT NBR 16612, além de trazer novidades no gerenciamento de obstáculos. Veja os detalhes.
Lei 14.300/2022
Acompanhando as mudanças do Marco Legal da GD (geração distribuída), o SOLergo 2023 realiza o cálculo do “Custo de compensação” obtido por meio do Fio B, que incide sobre a energia compensada dos geradores até 500 kW, de acordo com as regras de transição.
Além disso, para geradores acima de 500 kW, além da cobrança do Fio B, é previsto também a cobrança de 40% do Fio A e 100% dos encargos.
Layout 3D
Outra novidade da nova versão do software SOLergo é que o software fornece aos usuários novos obstáculos para a modelagem 3D do sistema fotovoltaico, como árvores e antenas.
Os obstáculos podem ser inseridos diretamente da interface Layout 3D por meio da barra de comandos, onde o usuário pode selecionar elementos básicos de obstáculos como arbusto, árvore e antena parabólica. Além disso, é possível definir o ponto de posicionamento, a altura e a largura de cada obstáculo.
Estes obstáculos contribuem, juntamente com os demais obstáculos 3D, para o relevo do panorama e para a análise e projeção do sombreamento sobre o local.
Nova normativa ABNT NBR 16612
O SOLergo 2023 possibilita a realização do dimensionamento dos cabos segundo a norma da ABNT NBR 16612, que especifica os requisitos mínimos para a qualificação e aceitação de cabos singelos de condutor flexível para uso em corrente contínua em instalações de energia fotovoltaica, com tensão contínua máxima em corrente contínua de 1,8 kV entre condutores e entre condutores e terra.
Ampère 2023
As principais atualizações do software trata da possibilidade de analisar o Arc Flash e analisar o fluxo das correntes que alimentam uma falta. A versão 2023 também permite realizar o dimensionamento dos cabos de acordo com a norma ABNT NBR 16612.
Análise do Arc Flash
A Série 2023 ampliou ainda mais a gama de cálculos oferecidos pelo software Ampère. Agora, o usuário pode realizar a análise do Arc Flash de acordo com os cálculos fornecidos pela norma IEEE 1584-2018, com o finalidade de determinar a energia incidente (E) e o limite de arco elétrico (AFB) conforme definido pela norma NFPA 70E.
Com a nova funcionalidade, o usuário também consegue gerar um relatório com os resultados dos cálculos, principalmente para obter placas de aviso de perigo de arco elétrico para a fixação nos locais de risco. Os modelos também podem ser personalizados.
A nova versão também conta com um novo banco de dados de proteções, gerenciando também as proteções com características AFDD, que tem a objetivo de intervir nas falhas por arco elétrico, desconectando o circuito quando a falha for detectada.
Análise das faltas com proteção ANSI 67
No software Ampère o projetista consegue analisar o fluxo das correntes que alimentam uma falta, permitindo estudar as direções e grandezas envolvidas, considerando a contribuição de faltas dos motores, sistemas de armazenamento, geradores, como por exemplo, o fotovoltaico, entre outros.
Na versão 2023 foi implementado a função ANSI 67 (relé direcional de sobrecorrente de fase), que permite ao projetista analisar o comportamento da proteção seguindo vários tipos de falta e ajustar a proteção atuando nas configurações de direção, ângulo característico e lógica de disparo.
Ao término da análise o usuário pode extrair o estudo das proteções direcionais 67 em arquivo PDF.
Nova normativa ABNT NBR 16612
Com o software Ampère 2023 também é possível realizar o dimensionamento dos cabos de acordo com a norma ABNT NBR 16612.
Linha CADs
A versão 2023 traz atualizações importantes para a linha CADs. Confira abaixo os detalhes.
Novo motor Autocad OEM 2023
Os CADs elétricos Série 2023 iDEA e Eplus utilizam o novo motor Autodesk AutoCAD OEM 2023 em 64 bits. Este novo motor permitiu a introdução de uma nova janela de desenho móvel, com as vantagens de visualizar vários arquivos de desenho simultaneamente, sem precisar alterar de uma aba para outra.
Além disso, também traz a possibilidade de exportar um mais arquivo de desenho para outro monitor. A nova versão ainda dispõe de um acesso rápido ao percurso de rede, parâmetros de configuração do desenho atual e a preferência do ambiente gráfico.
Conexão automática dos fios
A Série 2023 dos CADs elétricos da Electro Graphics oferece aos usuários uma nova função de conexão automática, que facilita a ligação de um símbolo às linhas elétricas, durante a fase de inserção na folha.
A função é iniciada após a seleção de um símbolo da biblioteca que reconhece automaticamente a presença das linhas elétricas e os símbolos presentes na folha, e propõe uma conexão considerando a quantidade de pinos que o símbolo possui e o seu posicionamento na folha.
Os fios a serem conectados assumem as mesmas características das linhas existentes na folha, como a seção, cor, característica, etc. A função de conexão automática pode ser ativada e desativada a qualquer momento pelo usuário.
Importação das anotações geradas no PDF para o projeto
A linha CADs 2023 permite importar as anotações criadas nos arquivos em PDF para o projeto em análise. A função realiza a importação do PDF, todas as informações contidas em nota autoadesiva, caixa de texto, destaque, objetos retangulares, círculos, etc.
Ao efetuar a importação, os CADs elétricos organizam as anotações em formato de marcadores, exibidos nas folhas do projeto de acordo com as anotações definidas no PDF.
A nova função é útil para compartilhar informações entre o projetista e o instalador, que normalmente possui apenas o arquivo em PDF, onde são realizadas as anotações de melhorias e correções, permitindo assim que o projetista identifique e agilize o processo de edição e/ou atualização do projeto.
Estilo
A Série 2023 dos softwares da Electro Graphics também gerencia novos formatos de estilos de interface com a possibilidade de utilizar o tema escuro.
Esta última possibilidade oferece uma solução boa para garantir a legibilidade, mesmo em ambientes de trabalho com pouca luminosidade, além de reduzir o cansaço visual para quem dedica muitas horas de trabalho na frente do computador.