A agência espacial NASA (National Aeronautics and Space Administration) anunciou, na última segunda-feira (9), a reentrada do Earth Radiation Budget Satellite (ERBS) na atmosfera, às 1h04 da madrugada. O satélite foi diretamente em direção ao mar de Bering.
O mesmo fazia parte da missão Earth Radiation Budget Experiment (ERBE), composta por três satélites. Lançado do ônibus espacial Challenger em outubro de 1984, o objetivo do ERBS era estudar como a energia solar era absorvida e irradiada pela Terra, além de investigar a estratosfera do planeta com o experimento Stratospheric Aerosol and Gas Experiment II (SAGE II).
Segundo dados do SAGE II, a frágil camada de ozônio, que protege a superfície do planeta Terra, sofria redução em escala global. Tais informações colaboraram para a criação do Protocolo de Montreal.
O acordo, assinado por dezenas de países, resultou em uma queda expressiva no uso de clorofluorcarbonos, capazes de destruir a superfície. De acordo com a NASA, o SAGE III segue ativo na Estação Espacial Internacional, coletando dados sobre a camada.
O ERBS colaborou com os cientistas na medição dos efeitos da atividade humana no equilíbrio entre a energia que o planeta recebe e aquela que é liberada.
Recentemente, em razão da previsão de sua reentrada, a NASA anunciou que o satélite se aproximava do fim.