29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Projeto de armazenamento atrás do medidor de 61 MW é conectado à rede

Empreendimento, localizado na China, possui 306 conjuntos de conversores modulares de 200 kW da fabricante Kehua

Autor: 9 de fevereiro de 2024Projetos
3 minutos de leitura
Projeto de armazenamento atrás do medidor de 61 MW é conectado à rede

Usina possui conversores modulares com C3 anticorrosivo. Imagem: Kehua/Divulgação

A Kehua anunciou que o projeto de armazenamento de energia atrás do medidor de 61 MW / 123 MWh, localizado em Nangang, na China, foi conectado à rede em plena capacidade.

A fabricante forneceu 306 conjuntos de conversores modulares de armazenamento de 200 kW para a usina. De acordo com a empresa, os equipamentos possuem proteção anti-ilhamento e VSG, permitindo uma resposta rápida a falhas na rede em nível de milissegundos.

O conversor modular é IP66 com C3 anticorrosivo, tornando-o confiável para diversos ambientes externos. Ele também suporta detecção de bateria em tempo real, proteção contra incêndio e aviso antecipado para a vida útil de componentes-chave, melhorando a segurança geral do sistema e a eficiência de O&M (operação e manutenção).

Além disso, o produto executa controle preciso de potência para cada PCS modular e o conjunto de baterias conectado a ele, possibilitando a operação independente do conjunto para liberar completamente a capacidade da bateria. A solução também suporta protocolos IEC104, IEC61850 e Modbus, permitindo comunicação com BMS, EMS e sistema de despacho de rede.

Projeto de armazenamento de energia de 61 MW / 123 MWh. Imagem: Kehua/Divulgação

Projeto de armazenamento de energia de 61 MW / 123 MWh. Imagem: Kehua/Divulgação

Demais características

Segundo a companhia, o conversor de armazenamento de energia modular pode ainda realizar funções de ajuste de pico do sistema, ajuste primário de frequência e supressão de flutuações de curto prazo, o que ajuda a melhorar a capacidade de controle rápido da rede e a operação segura e estável da mesma.

“A Kehua tem sido amplamente favorecida pelos clientes e reconhecida como fornecedora de armazenamento Tier 1 globalmente (fonte: BNEF), bem como a principal fornecedora de armazenamento de energia trás do medidor na China (fonte: CNESA)”, destacou a companhia.

“A indústria de armazenamento possui um significativo potencial de desenvolvimento de mercado e oferece uma ampla gama de cenários de aplicação. A Kehua utilizará tecnologia de ponta para fornecer consistentemente soluções e serviços de alto padrão e alta qualidade aos clientes. Este compromisso visa facilitar a adoção de energia limpa em várias aplicações”, concluíram.

Sobre a Kehua

Com 35 anos de experiência na indústria de conversão de energia, a Kehua fornece soluções e produtos para mais de 100 nações e regiões no mundo. Até 2022, a capacidade global instalada de FV da fabricante ultrapassou 31 GW, e a capacidade instalada de armazenamento de energia ultrapassou 6,3 GW / 5,4 GWh. A Kehua é a quarta maior fornecedora de inversores de armazenamento do mundo (S&P Commodity Insights 2022).


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.