26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Projeto de lei visa instituir programa de incentivo para uso de H2V em Goiás

Autor do PL reforça importância das renováveis e que os países estão procurando afastamento da dependência do petróleo

Autor: 2 de dezembro de 2022Política
2 minutos de leitura
Projeto de lei visa instituir programa de incentivo para uso de H2V em Goiás

Deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). Foto: Maykon Cardoso

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, durante votação da Ordem do Dia da sessão ordinária desta quarta-feira (30), o projeto de lei nº 8216/21. A proposta, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), visa instituir a Política Pública Estadual do Hidrogênio Verde.

Em suas justificativas, o parlamentar explica que o interesse pelo uso de energias renováveis é motivado pelo aumento do temor quanto aos efeitos do aquecimento global sobre o meio ambiente.

“Em boa medida, o uso de combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica para utilização no setor de transporte contribui para essa situação e o câmbio dessas fontes de geração de energia para fontes menos poluentes é uma das principais formas de resposta ao problema”, destacou.

O deputado reforçou ainda que a matriz energética de diversos países tem procurado afastamento da dependência do petróleo e de outros combustíveis fósseis.

Isso ocorre, na visão dele, mediante a adoção de pesquisa e desenvolvimento de alternativas que vêm oferecendo eficiência crescente em decorrência da evolução tecnológica, tais como as fontes solar e eólica.

“Para enfrentar o impacto associado à matriz de transportes, é possível a opção de eletrificação da frota. Tanto é assim que vários países estão fixando data para abolir carros movidos a derivados de petróleo”, disse.

“Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas fontes alternativas de geração de energia elétrica surgem no mundo. É o caso da utilização de hidrogênio, como combustível para uma diversidade de formas de energia”, completou Cruvinel.

De acordo com ele, a AIE (Agência Internacional de Energia) afirmou, inclusive, que o uso do hidrogênio verde ajudaria a se economizar cerca de 830 milhões de toneladas anuais de C02 (dióxido de carbono), que seriam originados a partir da produção desse gás, tendo como fonte combustíveis fósseis.

A matéria precisa passar por mais uma fase de discussão e votação em plenário, antes de poder seguir para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.