19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Projeto vai capacitar 30 MPEs gaúchas do setor fotovoltaico

Iniciativa do Sebrae RS, Banrisul, UFRGS e SENAI busca promover o uso de energia limpa no estado

Autor: 20 de abril de 2023Capacitação
2 minutos de leitura
Projeto vai capacitar 30 MPEs gaúchas do setor fotovoltaico

Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, no evento de celebração do acordo de cooperação técnica com o Sebrae RS. Foto: Banrisul/Divulgação

Estimular a competitividade e a geração de negócios de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do setor fotovoltaico no Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo de uma parceria firmada entre o Sebrae RS, Banrisul, UFRGS e Senai/RS, com o Projeto Selo + Energia Sustentável.

A iniciativa vai contemplar 30 MPEs do segmento atendendo a uma demanda do mercado gaúcho, disponibilizando aos pequenos negócios do segmento solar a oportunidade de desenvolvimento da gestão e qualificação técnica, fomentando a economia gaúcha e promovendo o uso de energia limpa.

O acordo de cooperação técnica entre o Sebrae RS e o Banrisul foi firmado em evento que aconteceu na última quarta-feira (19), no Espaço de Negócios do Sebrae RS, em Porto Alegre.

Com início previsto para maio, a iniciativa será desenvolvida em ações compostas por atividades que visam o aumento da competitividade e a geração de negócios, a partir de soluções que buscam impactar na comercialização, na taxa de conversão e no aumento do faturamento e lucratividade das empresas participantes.

O projeto também contará com qualificação técnica do Senai e SESI, com os cursos de instalação de sistemas fotovoltaicos, NR 10 e NR35, por exemplo. De acordo com Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul, a iniciativa busca qualificar e desenvolver as integradoras de energia solar do estado do RS.

“Todos crescemos com essa iniciativa: as empresas integradoras com mais qualificação para os seus negócios, o Banco com mais negócios de qualidade e o planeta com sustentabilidade”, frisou.

Para Cleverton Luís Paranhos, gestor de projetos do Sebrae RS, o programa vai auxiliar no desenvolvimento do setor no estado. “Além de apenas oferecer seus produtos, os empreendedores precisam aprimorar suas habilidades voltadas à gestão, questões técnicas e comerciais, acesso a crédito e a oportunidade de negócios”.

“O projeto, no caso, oferecerá capacitações e qualificações nessas áreas. Desenvolvendo esses atributos, com certeza o setor solar fotovoltaico do estado será mais próspero”, comentou.

Sobre o projeto

O Projeto Selo + Energia Sustentável esteve com as inscrições abertas até o dia 15 de março deste ano e, neste primeiro ciclo, terá a participação de 30 empresas. No entanto, as instituições já trabalham na estruturação do segundo ciclo, previsto para 2024.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.