GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Notícias

Próximos leilões de energia solar em junho/2019 prometem bons resultados

Com a nova mudança proposta para o leilão de junho deste ano a fonte solar ganha status de igualdade com as demais fontes

Em junho deste ano ocorrerá um novo leilão de energia A-4 no Brasil. Uma novidade será apresentada ao mercado com novos tipos de contratos, diferentes daqueles realizados nos leilões anteriores. Os novos contratos serão por quantidade de energia e não por disponibilidade, segundo informações da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar). Os ânimos do mercado estão otimistas com essa nova mudança, que deve ser muito positiva para o setor solar.

O modelo de contratação de energia por quantidade era tradicionalmente empregado com a fonte hidráulica e depois passou a ser também adotado para a geração eólica, tendo sua estreia no leilão A-6 ocorrido no país em 2018. Com a crescente maturidade do setor solar no Brasil, o modelo agora se estende para a fonte fotovoltaica.

No modelo de contratação por quantidade são realizados contratos financeiros nos quais o gerador realiza uma oferta de energia em R$/MWh e assume o risco pela entrega da quantidade de energia contratada.

Em contrapartida, no modelo de contratação de energia por disponibilidade o gerador é remunerado em R$/MWh para permanecer disponível, sendo o risco de indisponibilidade de energia assumido pelo comprador. O primeiro modelo é mais favorável à inserção da fonte energética no mercado, pois reduz os riscos dos compradores.

Com a nova mudança proposta para o leilão de junho deste ano a fonte solar ganha status de igualdade com as demais fontes e compete de forma mais equilibrada no mercado, além de ganhar a possibilidade de participar de todos os demais leilões que virão pela frente.

Redação Canal Solar
Sobre o autor
Redação Canal Solar

Conteúdo assinado por especialistas e colaboradores do Canal Solar, com análises técnicas, reflexões práticas e experiências do setor de energia solar.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.