27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Quinta Solar construirá complexo solar no Piauí até 2024

O complexo será composto por 22 usinas e a primeira parte da construção está prevista para 2024

Autor: 10 de fevereiro de 2022abril 13th, 2022Notícias
Quinta Solar construirá complexo solar no Piauí até 2024

Foto: Governo do Estado do Piauí

Em reunião realizada na última segunda-feira (7) foi apresentado um projeto para a construção do novo Complexo Solar Litoral Piauiense.

A pauta foi discutida pelo governador Wellington Dias (PT) e investidores da Quinta Solar Energia. A construção da primeira parte do complexo está prevista para 2024.

O encontro também contou com a presença de Howzembergson de Brito, secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, de Rejane Tavares, secretária do Planejamento e da vice-governadora do estado do Piauí, Regina Sousa (PT).

A proposta oferece um novo complexo solar para a produção de energia limpa no litoral e receberá investimento de R$ 4,4 bilhões, durante o período de 24 meses.

O complexo será composto por 22 usinas fotovoltaicas. Cada uma delas terá uma capacidade de produção de 50 MW de energia limpa, totalizando 1.1 GW de potência, o que equivale ao abastecimento de 1 milhão e 600 residências. Com previsão da primeira parte da construção para 2024, a segunda parte está prevista para 2025, iniciando operações em 2026.

Segundo o governo do Piauí, a construção ocupará uma área total de 2.735 hectares, onde serão implantados os módulos solares. Ainda de acordo com o governador, as usinas fotovoltaicas serão construídas nos municípios de Luís Correia e Bom Princípio. “É um grande investimento, que trará um ótimo retorno para o nosso Estado. Aqui tivemos acesso ao projeto ambiental e ao cronograma que já estão prontos e foram apresentados”, afirmou Dias.

Durante a reunião, a vice-governadora Regina ressaltou a importância do cuidado com o âmbito social diante de grandes investimentos como este. “Pessoas, famílias sempre são impactadas com empreendimentos, sejam grandes ou pequenos. É necessário todo cuidado com quem mora na região. Olhar com carinho o que afeta os moradores e mitigar esses efeitos até a conclusão completa da obra”, explicou.

Desde 2016, o estado do Piauí manifesta avanço no setor de energia solar, comportando, atualmente, uma das maiores usinas de energia fotovoltaica da América Latina, o Parque Solar Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí.

Segundo o secretário Brito, o projeto promete oferecer um melhor desenvolvimento, além da geração de emprego e renda para os piauienses, principalmente para a região onde serão instalados os parques.

“É o estado do Piauí contribuindo para o desenvolvimento nacional e até mundial, no caso de produção e geração de energia. Acreditamos no projeto apresentado pela Quinta Solar e ele passa a ser uma realidade em nosso Estado, e o norte do Piauí receberá esse grande investimento com geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos”, certificou.

Diogo Amatto, diretor jurídico da Quinta Solar, destacou que o projeto aguarda autorização da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). “No ano que vem, vamos negociar os contratos de construção. São grandes empresas que virão construir esse complexo e são elas que na prática irão empregar. Pretendemos fazer capacitação para facilitar a entrada de piauienses neste projeto”, ressaltou.

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.