29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Recursos termoelétricos podem ser utilizados para complementar carga, avalia ONS

Fatores como altas temperaturas contribui para aumento da carga em horário específicos

Autor: 2 de janeiro de 2024Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Recursos termoelétricos podem ser utilizados para complementar carga, avalia ONS

Os cenários prospectivos para a demanda de carga são de aumento no SIN e em todos os subsistemas. Imagem: ONS/Reprodução

Temperaturas altas, acima da média para o verão, carga em crescimento e afluência baixa podem resultar na necessidade de se.recorrer ao despacho de recursos termoelétricos para complementar a rampa de carga em horários específicos. Essa é a avaliação do ONS (Operador Nacional do Sistema).

“Esse cenário é acompanhado com bastante atenção, principalmente porque ele pode levar a demandas mais elevadas para atendimento da ponta de carga. Nestes casos, deve ser necessário recorrer ao despacho de recursos termoelétricos para complementar a rampa de carga em horários específicos”, explica Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.

De acordo com o Órgão, para este mês de janeiro os valores de carga previstos indicam taxas de crescimento de 12,9% no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 4,4% no subsistema Sul 11% no subsistema Nordeste e 13,3% para o subsistema Norte. 

As informações constam no boletim do PMO (Programa Mensal de Operação), referente à semana operativa entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro. Veja abaixo a estimativa da evolução da carga de janeiro.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.