21 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,6W

Regulação, Mercado: Modelos de Negócios em Energia Solar

E se você já escolheu trabalhar com energia solar, mas a tomada de decisão ainda está travada em qual caminho seguir,

Autor: 24 de outubro de 2019março 18th, 2021Webinários

 

Sócio da área de energia da Demarest Advogados, um dos maiores escritórios jurídicos do Brasil. Presidente da Comissão de Estudos de Regulação do Instituto Brasileiro de Estudo do Direito de Energia – IBDE. Coordenador do Comitê de Energia e Arbitragem da CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial. Árbitro na CAMOB – Câmara de Medição e Arbitragem do Oeste da Bahia.

Membro efetivo da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP. Advogado especializado em assuntos regulatórios relacionados ao setor de energia elétrica com mais de 17 anos de atuação no setor. Possui extensa experiência em Contratos de Compra de Energia e contencioso judicial e arbitral envolvendo Geradores, Comercializadores, Distribuidores, Transmissores, Consumidores Livres, a Agência Regulatória e o Poder Concedente. Bacharel em Direito pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e Pós-graduado em Processo Civil e Processo Constitucional pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), com Especializações em Gestão em Negócios de Energia Elétrica (FGV- SP). Direito Administrativo (SBDP) e Liderança para Advogados (GVLaw).

Foi professor convidado para diversos cursos no setor de energia no Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE), Escola Nacional da Magistratura, Curso preparatórios para árbitros no setor de energia em parceria com a CAMARB e realizou diversas palestras sobre o setor. Iniciou sua carreira no setor elétrico em 2002 na Elektro Eletricidade e Serviços S/A (Distribuidora de Energia) e nos últimos 8 anos trabalhou na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, sendo que nos últimos 3 anos exerceu o cargo de gerente Jurídico Regulatório.

Eng. Bernardo Marangon

Foi Diretor de Geração no Grupo Léros entre 2016 e 2018, no qual desenvolveu e foi responsável pela construção de usinas de geração fotovoltaica na modalidade de Geração Distribuída (GD). Trabalhou na EDP Brasil  entre 2010 e 2015, passando pelas áreas de planejamento da Operação e Manutenção de Usinas Hidroelétricas (UHEs), na qual coordenou o processo de análise de falhas, e na área de Novos Negócios, na qual participou em transações de M&A, cujos valores superaram R$ 2 bilhões. Atualmente é sócio fundador da Exata Energia, cujas atividades englobam investimento em Geração, Comercialização de Energia no Mercado Livre e assessoria financeira e gestão para Geradores e Comercializadores de energia.

Participou recentemente como assessor financeiro do Grupo Energisa na avaliação (Valuation) da Alsol, empresa que atua no mercado de geração distribuída (transação R$ 11,7 MM e Cash commitment). Formado em Engenharia Elétrica pelo Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (2009), tem Mestrado em Engenharia Elétrica pela UNIFEI (2011).

Mediador

Eng. Bruno Kikumoto de Paula

Presidente do Canal Solar. Engenheiro Eletricista (UDESC), Mestrado em Engenharia Elétrica (UNICAMP). Especialista em gerenciamento de projetos, inspeção e comissionamento de sistemas fotovoltaicos. Mais de 10 anos de experiência na indústria eletroeletrônica no Brasil e no exterior. Instrutor de cursos de energia solar na UNICAMP. Especialista em projeto e comissionamento de usinas fotovoltaicas. Especialista e consultor em aplicativos e consumidores para o Mercado Livre de Energia.



 

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.