O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) projeta que todos os subsistemas do país devem fechar setembro com níveis de EAR (Energia Armazenada) superiores a 50%. Os dados constam no boletim do PMO (Programa Mensal da Operação) referente à semana operativa de 6 a 12 de setembro de 2025.
A melhor situação é esperada no subsistema Norte, que pode alcançar 80,8% de EAR. Em seguida aparece o Sul, com 76,2%. O Nordeste deve chegar a 53,4%, enquanto o Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do país, pode encerrar o mês com 51,8%.
“As condições de afluência e os níveis dos reservatórios encontram-se dentro do esperado para o período seco. O panorama geral é de pleno atendimento das demandas de energia e potência da sociedade. Seguimos atentos aos cenários futuros para adotar as medidas que continuem a garantir a confiabilidade e segurança do sistema”, afirma o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
O ONS também prevê redução da demanda de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional) e no Sudeste/Centro-Oeste. Para o SIN, a queda estimada é de 2%, chegando a 79.633 MWmed. No Sudeste/Centro-Oeste, o recuo pode atingir 4,2% (44.744 MWmed).
Nos demais subsistemas, a tendência é de crescimento: Norte (+1,6%, 8.583 MWmed), Nordeste (+1%, 13.238 MWmed) e Sul (+0,7%, 13.069 MWmed). O CMO (Custo Marginal de Operação) para a próxima semana operativa foi fixado em R$ 322,00/MWh e será igual em todos os subsistemas.
Acesse o Programa Mensal da Operação.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.