• sex, 1 maio, 2026
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 22,32 GW
  • GD Solar: 47,45 GW
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos Elétricos
  • Artigos
    • Artigo de Opinião
    • Artigo do Fabricante
    • Artigo Técnico
  • Latam
  • Baterias
  • Blog
  • Empresas de energia solar
    • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
  • Notícias
    • Mercado & Investimentos
    • Mercado Internacional
    • Política & Regulação
    • Projetos & Aplicações
    • Renováveis
    • Sustentabilidade & ESG
    • Tecnologia & Inovação
    • Veículos elétricos
  • Artigos
    • Opinião
    • Técnicos
    • Artigos do Fabricante
  • Latam
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Cursos
  • Mercado Internacional
logo site canal solar
Início / Notícias / Mercado & Investimentos / 7 fatos: energia solar é símbolo da independência do Brasil

7 fatos: energia solar é símbolo da independência do Brasil

Fonte, que há pouco mais de uma década era considerada alternativa, hoje já ocupa lugar estratégico na matriz elétrica nacional
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Henrique Hein Henrique Hein
  • 5 de setembro de 2025, às 19:32
4 min 6 seg de leitura
Canal Solar 7 fatos que mostram por que a energia solar é símbolo da independência do Brasil
Foto: Freepik

No dia 7 de setembro, o Brasil celebra os 203 anos de sua independência, quando Dom Pedro I proclamou às margens do Rio Ipiranga a ruptura com Portugal. O ato histórico consolidou o país como nação soberana, capaz de trilhar seus próprios caminhos políticos e econômicos.

Mais de dois séculos depois, o Brasil vive um novo movimento de independência — desta vez no setor energético. Se antes o grito foi por liberdade política, agora o desafio é conquistar autonomia diante dos altos custos da eletricidade.

Sua expansão acelerada não só tem ajudado a reduzir a conta de luz dos brasileiros, mas também gerado empregos, atraído investimentos e colocado o país entre os líderes globais em capacidade instalada.

A fonte, que há pouco mais de uma década era considerada alternativa, hoje já ocupa lugar estratégico na matriz elétrica nacional. Mais do que uma solução econômica, também representa independência ambiental e tecnológica.

Em celebração ao feriado do dia 7 de setembro, o Canal Solar lista a seguir 7 fatos que mostram por que a energia solar já pode ser considerada um símbolo da independência do país.

1. Crescimento acelerado

Já são mais de 60 GW de capacidade instalada pela energia solar no Brasil – sendo quase 43 GW adicionados por meio da geração própria e outros 18 GW a partir das grandes usinas.

Somente neste ano, mais de 7 GW foram adicionados, mesmo com os prejuízos causados pelo curtailment (cortes na geração) e pela inversão de fluxo.

Atualmente, a fonte é a segunda mais relevante da matriz elétrica, com 23% de participação – perdendo apenas para a geração hídrica, que detêm mais de 43% do volume total.

2. Acesso cada vez maior para mais consumidores

Desde 2010, o custo médio da instalação das usinas solares no Brasil registrou queda de 71%, segundo levantamento divulgado pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável).

A queda dos preços dos módulos e inversores foi o principal fator, representando 60% da diminuição de custos de novos projetos no período.

Entre os quatro maiores mercados do mundo, o Brasil foi o que apresentou a maior redução. No mesmo intervalo, Índia, Estados Unidos e China tiveram reduções de 66%, 65% e 64%, respectivamente.

3. Geração de empregos verdes e investimentos bilionários

Desde 2012, mais de 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos foram criados no Brasil pelo setor de energia solar, que já atraiu mais de R$ 266 bilhões em investimentos privados, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A fonte também arrecadou R$ 83,1 bilhões em impostos para os cofres públicos e evitou a emissão de 88,1 milhões de toneladas de CO₂, contribuindo para a transição energética e o cumprimento de metas ambientais.

4. Redução da dependência das hidrelétricas e dos combustíveis fósseis

O avanço da energia solar – em conjunto com o crescimento do armazenamento de energia – também reduz a dependência do país pelos recursos hídricos e, consequentemente, pelo uso de termelétricas, aliviando custos e emissões. Com isso, o sistema elétrico brasileiro se torna mais descentralizado, resiliente e menos sujeito a apagões.

5. Apoio da população

Pesquisas como as do Ibope Inteligência e da Descarbonize mostram que a maioria dos brasileiros deseja gerar sua própria energia renovável. Além da economia na conta de luz, a energia solar protege o consumidor contra a inflação energética, já que a tarifa média tem subido todos os anos acima da inflação oficial.

6. Crescimento de pesquisas e estudos acadêmicos

Conhecido mundialmente por ser um país referência em pesquisas, o Brasil tem se notabilizado pela realização de inúmeros testes laboratoriais em tecnologias fotovoltaicas. entre os principais, destacam-se os trabalhos realizados por universidades como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), PUC-RIO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), além de institutos como o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

7. Liderança global em renováveis

O Brasil já figura entre os países que mais crescem em energia solar no mundo, ocupando posições de destaque em rankings internacionais de capacidade instalada. Essa liderança projeta a imagem do país como referência em sustentabilidade e inovação, reforçando sua independência também no cenário energético global.

Em 2024, o Brasil adicionou um recorde de 18,9 GW de potência fotovoltaica e se posicionou como o quarto maior mercado de energia solar no mundo, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia. O recorde superou os 15,6 GW somados em 2023 e representou cerca de 3% de toda a expansão global da fonte no ano passado.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

energias renováveis sustentabilidade transição energética
Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Canal Solar - Sistema híbrido com bateria não é off-grid; veja cinco diferenças

Sistema híbrido com bateria não é off-grid; veja cinco diferenças

Canal Solar - Apagão cancela pré-estreia de 'O Diabo Veste Prada 2' no RJ; cinema sofre prejuízo

Apagão cancela pré-estreia de ‘O Diabo Veste Prada 2’ e causa prejuízo a cinema do RJ

Mais Notícias

Ver Mais
Transição energética deve integrar governo e setor produtivo em plano nacional

Transição energética deve integrar governo e setor produtivo em plano nacional

ZNShine e Sirius reforçam parceria na Intersolar Nordeste 2026

ZNShine e Sirius reforçam parceria na Intersolar Nordeste 2026

Intersolar Nordeste 2026: Bárbara Rubim projeta desafios da energia solar

Intersolar Nordeste 2026: perspectivas e desafios para a expansão da MMGD

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Projetos
  • Revista
  • Veículos Elétricos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2026 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da revista canal solar