O restabelecimento completo da rede elétrica no Paraná deve ocorrer até o dia 18 de novembro, segundo informações divulgadas pelo MME (Ministério de Minas e Energia).
Nesta terça-feira (11), a Pasta informou que 99% das unidades consumidoras encontram-se restabelecidas após a passagem de um ciclone extratropical entre a noite de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8).
O fenômeno, que foi acompanhado por ventos intensos e chuvas fortes, provocou danos significativos à rede elétrica, deixando cerca de 290 mil unidades consumidoras sem energia em 18 municípios.
Segundo o Ministério, o município de Rio Bonito do Iguaçu segue como o mais afetado, com quase 90% das residências e comércios ainda sem energia elétrica, conforme registros das distribuidoras locais.
Apesar dos danos em trechos da rede de transmissão, o MME destacou que não houve descontinuidade no fornecimento. Os prejuízos mais severos, segundo a Pasta, se concentraram na rede de distribuição.
“O MME segue em contato permanente com as concessionárias para garantir a segurança operacional e o pleno restabelecimento do fornecimento de energia elétrica no estado”, informou.
Cronograma de restabelecimento das linhas de transmissão
De acordo com o MME, os trabalhos de recuperação das linhas de transmissão no Paraná seguem dentro do cronograma previsto.
Eletrosul (Axia):
-
LT 525 kV Ivaiporã/Londrina C-1: uma torre danificada e previsão de retorno em 12 de novembro;
-
LT 230 kV Guarapuava Oeste/Irati Norte C-1 e LT 230 kV Areia/Guarapuava Oeste C-1: três torres danificadas no trecho compartilhado e previsão de retorno em 14 de novembro;
-
LT 525 kV Ivaiporã/Salto Santiago C-2: cinco torres danificadas, com revisão de retorno em 16 de novembro;
-
LT 525 kV Ivaiporã/Salto Santiago C-1: foi informado apenas que a previsão de retorno deve ocorrer no dia 16 de novembro;
-
LT 525 kV Ivaiporã/Areia C-1: seis torres danificadas, com previsão de retorno no dia 18 de novembro.
Engie
-
LT 230 kV Guarapuava Oeste/Areia C-1: três torres foram danificadas e o serviço já foi restabelecido na última segunda-feira (10), às 14h12;
-
LT 525 kV Ivaiporã/Ponta Grossa C-2: houve rompimento de cabo e a precisão é que o retorno ocorra ainda nesta terça-feira (11).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.