Restaurante investe em energia solar e deve economizar R$ 14 mil mensais

Os restaurantes consomem mais energia do que o dobro da taxa de outros negócios comerciais

A instalação de uma usina solar fotovoltaica vai gerar uma economia de R$ 14 mil reais por mês para a rede de restaurantes Casa de Tereza, localizada em Salvador (BA). As obras da planta de 118,8 kWp tiveram a duração de dois meses e foram finalizadas no fim de junho deste ano.

Ao todo, a usina possui 360 painéis fotovoltaicos da Trina Solar e quatro inversores Sungrow. A produção anual estimada no primeiro ano de operação é de 202.000 kWh, com uma produção média mensal de aproximadamente 16.900 kWh.

“Existem empresários e proprietários que estão atentos ao mercado de energia solar e buscam a colaboração para ajudar a salvar o meio ambiente. Mudar para recursos de energia renovável, adquirir alimentos sustentáveis e reduzir a quantidade de plástico usado pode ajudar nesta ação. Estamos contentes pois nossos restaurantes sempre tiveram o foco em sustentabilidade desde sua fundação, há nove anos”, relata Tereza Paim, proprietária da rede de restaurantes.

Economia e sustentabilidade nos restaurantes

Os restaurantes consomem mais energia do que o dobro da taxa de outros negócios comerciais devido às atividades envolvidas, desde o armazenamento e preparo dos alimentos até o serviço aos clientes.

Ao adicionar painéis solares no telhado de um restaurante, a geração própria de energia diminuirá o custo da conta de luz no fim do mês, contribuindo para a economia do estabelecimento. É o que destaca Luiz Carlos Lima, CEO da Voltxs, empresa que realizou os serviços de implementação da usina.

“O negócio de restaurantes já é estressante, o que significa que aproveitar a energia solar pode colocá-lo um passo à frente de outros negócios e deixá-lo confortável com suas economias de energia. Além disso, há a possibilidade da energia não consumida ser injetada na rede da concessionária, gerando créditos para compensação”, ressalta Lima.

A proprietária também enfatiza o impacto positivo da instalação da usina que fornece energia para sua rede de restaurantes. “A fonte solar fornece energia limpa e pura do sol. Isso ajudará a combater as emissões de gases de efeito estufa e reduzirá a dependência de todos os combustíveis fósseis”, destaca Tereza.

 

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal