A Ribeiro Solar anuncia a retomada de suas operações após dois anos sob a gestão do grupo multinacional alemão BayWa r.e. Solar Trade.
Após uma reavaliação de suas prioridades estratégicas de longo prazo, a BayWa r.e. Solar Trade tomou a decisão de se retirar das atividades no Brasil para concentrar seus esforços em mercados globais centrais com maior potencial de crescimento sustentável. Como parte dessa transição, a operação brasileira volta à fundadora original e ex-CEO da empresa, Liciany Ribeiro.
Essa mudança marca um novo capítulo tanto para a empresa quanto para a trajetória profissional de Liciany Ribeiro, que pretende acelerar projetos estratégicos e fortalecer sua atuação na área comercial, mantendo o compromisso com os três pilares que sempre defendeu: qualidade dos equipamentos, equipe técnica especializada e sustentabilidade.
Com raízes na automação industrial, a Ribeiro Solar traz mais de 50 anos de experiência de mercado, oferecendo conhecimento valioso e flexibilidade para atender às diversas demandas do setor energético brasileiro, que ainda enfrenta desafios em segurança energética, qualidade da energia e gestão ou otimização da energia gerada.
A realidade do setor apresenta novos desafios — e no Brasil, esses desafios são ainda maiores devido às constantes mudanças legislativas, como a NBR 17193/2025 e a MP 1304/2025 (ainda em tramitação).
“Nosso foco está nos sistemas de armazenamento, que fazem parte do nosso portfólio desde 2023. Ao longo dos anos de atuação no mercado, aprendi que a confiança construída nas relações é o que gera nossa credibilidade. Não vendemos apenas produtos — entregamos soluções completas em geração de energia”, afirma Liciany Ribeiro, gestora da Ribeiro Solar e coordenadora da Absolar PR.
Ao iniciar essa nova fase, a Ribeiro Solar reafirma seu compromisso com a entrega de soluções energéticas de alta qualidade, com a promoção da inovação e com o apoio à transição do Brasil para um futuro energético mais sustentável e resiliente.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.