Microinversores trifásicos reduzem custos e maximizam desempenho dos projetos

Entre as soluções disponíveis no mercado destacam-se os equipamentos da Hoymiles, distribuídos pela BayWa r.e.
Microinversores trifásicos reduzem custos e maximizam desempenho dos projetos
Microinversores da Hoymiles expostos no estande da BayWa r.e. na Intersolar South America. Foto: Canal Solar

A crescente demanda por soluções energéticas eficientes tem impulsionado o mercado fotovoltaico a buscar tecnologias que maximizem o desempenho dos projetos. 

Nesse contexto, os microinversores trifásicos emergem como componentes essenciais, oferecendo vantagens significativas em termos de redução de custos e monitoramento aprimorado, principalmente para aplicações C&I (comerciais e industriais).

Em comparação aos monofásicos, por exemplo, os trifásicos possuem capacidade de transmitir uma quantidade maior de potência para as cargas e para a rede elétrica – o que significa que podem suportar sistemas fotovoltaicos de maior porte. 

Isso se deve ao fato de tais equipamentos dividirem uniformemente a energia elétrica entre as três fases, reduzindo assim a corrente em cada cabo, as perdas por aquecimento e minimizando problemas relacionados à queda de tensão.  

Um inversor com três fases resulta em um funcionamento mais estável e eficiente. A potência produzida é constante com menos desligamentos dos inversores e com menos oscilações de tensão e frequência da rede.

Portanto, os microinversores trifásicos oferecem uma série de benefícios: são mais eficientes, têm maior potência, são mais compatíveis com a rede elétrica, têm melhores capacidades de monitoramento e controle e são mais flexíveis e robustos. 

Estas vantagens podem ajudar a aumentar o desempenho, a eficiência e a longevidade de um sistema de energia solar e, consequentemente, proporcionar um melhor retorno do investimento.

Atenta a essas necessidades, a BayWa r.e. está disponibilizando em seu estoque os microinversores trifásicos da Hoymiles, proporcionando ao mercado brasileiro acesso a produtos de última geração. 

Painéis solares ganham destaque na construção civil como opção mais versátil

Entre as soluções disponíveis está o microinversor HMT de 380 V, que oferece balanceamento automático entre as fases – simplificando projetos que requerem equipamentos trifásicos. Para distribuidoras que necessitam de soluções trifásicas, o produto proporciona essa facilidade sem a necessidade de dimensionar disjuntores para equipotencialização das fases.

Além disso, o equipamento conta com controle de energia reativo, se adaptando às demandas do sistema e da rede mais ampla – aumentando a estabilidade – e permite a conexão de até nove microinversores por cabo tronco – reduzindo os custos de infraestrutura ao diminuir a quantidade de descidas de CA (corrente alternada).

Segundo a fabricante, a solução possui ainda tecnologia Sub-1G integrada, que assegura comunicação eficiente em longas distâncias, ideal para aplicações C&I (comerciais e industriais). 

Microinversor trifásico HMT 2000 4T

Outra solução disponível no estoque da  BayWa r.e. é o microinversor HMT 2000 4T, que possui tensão de 220-380 V. O mesmo é adequado para ligações trifásicas onde há restrições ao uso de microinversores monofásicos.

O produto, voltado para projetos C&I de grande porte, possui dois MPPTs, permitindo que módulos conectados em paralelo operem de forma independente, minimizando impactos de sombreamento. 

Com tensão de entrada de até 65 V e corrente de entrada de 16 A, o equipamento utiliza a comunicação Sub-1G, que oferece maior alcance e menor interferência de obstáculos como paredes e telhados. A garantia mínima é de 12 anos, com opções para estender até 25 anos.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3