1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Risen investe em tecnologia HJT para estabelecer novo padrão de desempenho

Série de módulos Hyper-Ion da fabricante possui eficiência de 23,89% e potência de 741.456 Wp em testes realizados pela TÜV SÜD

Autor: 18 de dezembro de 2023Tecnologia e P&D
3 minutos de leitura
Risen investe em tecnologia HJT para estabelecer novo padrão de desempenho

Imagem: Risen Energy/Divulgação

O setor solar está cada vez mais passando por avanços nos processos de fabricação de células, e um destes avanços notáveis é a tecnologia HJT (heterojunção), desenvolvida pela Risen Energy e nomeada de Hyper-Ion.

Tais módulos, com células de 210mm, são o resultado de P&D (pesquisa e desenvolvimento) intensivos da empresa, culminando em uma tecnologia fotovoltaica que estabelece um novo padrão de desempenho.

Entre as características da série Hyper-Ion estão, por exemplo, wafers ultrafinos, zero busbar, interconexão hiper-link e materiais encapsulantes adequados. Os avanços foram incorporados para melhorar a eficiência e o desempenho geral do painel, o que resulta no alcance de eficiência de 23,89% e potência de 741.456 Wp em testes realizados pela TÜV SÜD.

Segundo a fabricante, os módulos também oferecem o melhor coeficiente de temperatura estável de – 0.24%/°C em potência máxima, e um fator de bifacialidade de até 85% ±10%.

Com relação à degradação anual do painel HJT da Risen, a mesma é de 0.3% por ano, o que significa que tais painéis podem manter uma geração de energia acima de 90% após 30 anos de uso.

Tecnologia está disponível no Brasil

Os módulos Hyper-Ion já estão disponíveis para venda e fornecimento por meio de parceiros estratégicos da companhia, como a MTR Solar, que obteve um crescimento de 45% em comercialização de produtos para usinas de solo em 2023, chegando à marca de 1,5 GW.

Thiago Rios, CEO da MTR Solar, enfatizou a parceria com a Risen e a eficiência dos novos painéis para crescer no mercado brasileiro e LATAM. “A Risen é a principal parceira da MTR Solar no fornecimento de módulos fotovoltaicos para usinas de geração distribuída no Brasil, onde a MTR já conta com mais de 2 milhões instalados”.

“Com esses novos módulos HJT, a MTR espera oferecer um produto com maior eficiência e, com isso, entregar um retorno maior para o investidor. Esperamos ultrapassar no ano que vem 2 GWp em equipamentos comercializados, e contamos com os painéis HJT da Risen para ultrapassar essa meta com qualidade e garantia de entregar um produto diferenciado aos nossos clientes”, ressaltou.

De acordo com Ricardo Marchezini, Country Manager da Risen Energy no Brasil, a série de módulos Hyper-Ion de heterojunção está liderando o caminho na revolução da energia solar.

“A dedicação da empresa perante à inovação tecnológica, confiabilidade e qualidade tem resultado em produtos que não apenas atingem, mas ultrapassam as expectativas do mercado. Com a disponibilidade de venda e fornecimento destes painéis no mercado brasileiro, podemos esperar projetos cada vez mais eficientes”, concluiu o executivo.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.