Romagnole lança novas estruturas para geração fotovoltaica

Conceito de montagem inédito no país facilitará o trabalho dos instaladores e reduzirá custos dos projetos
Romagnole lança novas estruturas para geração fotovoltaica

A Romagnole apresentou na manhã desta quinta-feira (1) suas novas linhas de estruturas para geração de energia fotovoltaica: a Pratic Lite e a Pratic Pro.

Segundo a empresa, os novos modelos trazem uma série de inovações, com um conceito inédito de montagem dos sistemas e representam uma revolução para o segmento.

Os novos modelos incluem estruturas para geração em solo e telhado e contam com diferenciais que facilitam o trabalho dos instaladores e reduzem o tempo de montagem, diminuindo assim os custos de instalação.

As novidades apresentadas foram desenvolvidas a partir de referências internacionais e de estudos técnicos feitos pelas equipes de Marketing e Engenharia de Produto da Romagnole. “Buscamos conhecer melhor a realidade dos instaladores no dia a dia e aprimoramos diversos aspectos que vão facilitar o trabalho deles em campo”, explica o gestor de produto André Fonseca.

Antes de colocar definitivamente os novos produtos no mercado, a Romagnole realizou uma série de testes em laboratórios de referência. Todos os ensaios realizados confirmaram a conformidade dos produtos com as normas vigentes, bem como sua eficiência e segurança.

Uma das novidades apresentadas pela empresa é que as novas estruturas Pratic Lite e Pratic Pro possuem o formato dos perfis “H” e “plano”. De acordo com a Romagnole, por serem mais leves e mais resistentes do que os usados normalmente, elas fazem com que o trabalho de montagem dos sistemas exija menos esforço físico dos instaladores.

Romagnole apresenta novas linhas para o mercado fotovoltaico
Romagnole apresenta novas linhas para o mercado fotovoltaico

Ainda segundo a empresa, esta característica também impacta positivamente no valor do frete, contribuindo para a melhora na competitividade do distribuidor ou integrador.

Pensando em melhorar as condições de trabalho dos profissionais que montam sistemas de geração, a Romagnole desenvolveu um novo formato para as emendas do perfil. Além de mais prático, o componente garante a resistência necessária para não comprometer a ancoragem dos equipamentos.

Outro detalhe inédito das novas estruturas Romagnole são os clamps de fixação das placas fotovoltaicas. Ao invés dos tradicionais “mid-clamp” (para a conexão entre as placas) e “end clamp” (aplicado nas bordas), essas linhas utilizam um dispositivo modelo único, que se destaca pela versatilidade. O “dual camp” exerce as duas funções, sendo facilmente ajustado pelo instalador de acordo com o ponto onde será aplicado.

Além de contemplar fixadores para todos os tipos de telhados, as estruturas Pratic Lite e Pratic Pro contam com estruturas de solo que podem receber placas de geração convencional ou bi-facial e conjuntos com quatro, oito, doze módulos e até 24 módulos (esta última disponível somente na versão Pratic Pro).

Na linha Pratic Pro um dos grandes diferenciais é a forma de fixação dos módulos, que é feita sem o uso de parafusos e nem de ferramentas. Esta tecnologia é exclusiva da marca Romagnole. Ela garante fixação perfeita, sem nenhum jogo e os próprios fixadores exercem a função de aterramento, dispensando outros tipos de acessórios. 

Para facilitar ainda mais a instalação, os fixadores foram desenvolvidos de uma forma que podem ser acoplados aos perfis por baixo da estrutura. Com isso, não há necessidade do instalador se apoiar sobre os módulos causando o risco de danificá-los.

Segundo a Romagnole, este conjunto de inovações faz com que o tempo médio de instalação de cada módulo seja de apenas 30 segundos e, uma vez instalado, não há necessidade de revisões ou correção no torque dos dispositivos de fixação. 

O kit fornecido pela empresa inclui a chave para desconexão, caso seja necessário remover alguma das placas. Neste caso, mesmo havendo a descontinuidade dos módulos, o sistema de aterramento permanece ativo.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal