Detentora das marcas Sadia e Perdigão amplia produção de aves e suínos com solar

Participação da fonte fotovoltaica entre produtores integrados da MBRF subiu de 49% para 66% em um ano
Detentora das marcas Sadia e Perdigão amplia produção de aves e suínos com energia solar
Foto: Canva

Entre 2023 e 2024, a MBRF — dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy — avançou significativamente no uso de energia solar entre seus produtores integrados.

Nesse período, a participação dessa matriz energética na produção de aves e suínos subiu de 49% para 66%, reforçando a estratégia da companhia de impulsionar a agropecuária de baixo carbono.

O avanço foi registrado em todas as frentes de atuação:

  • Frangos: uso da energia solar passou de 58% para 68%;
  • Perus: crescimento de 64% para 73%;
  • Suínos: salto expressivo de 28% para 51%.

Hoje, cerca de quatro mil produtores integrados do grupo utilizam energia renovável em suas propriedades, distribuídos em sete estados brasileiros — Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — além da Turquia.

O volume de energia gerado seria suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 230 mil habitantes. Entre os destaques está o convênio firmado com o Banco do Brasil, que disponibiliza R$ 200 milhões em crédito com taxas reduzidas para a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Além do impacto ambiental, os produtores relatam economia média de 95% na conta de energia elétrica, o que comprova a viabilidade econômica da transição energética no campo.

Metas de descarbonização validadas

Em 2025, a MBRF se tornou uma das primeiras empresas do setor de alimentos no Brasil a ter suas metas de descarbonização validadas pela SBTi (Science Based Targets initiative) com base na metodologia FLAG (Florestas, Uso da Terra e Agricultura).

A companhia assumiu o compromisso de reduzir até 2032:

  • 51% das emissões diretas (escopos 1 e 2) — referentes a fábricas, centros de distribuição e consumo de energia em operações próprias;
  • 35,7% das emissões indiretas (escopo 3) — que representam cerca de 98% do total e abrangem toda a cadeia de valor.

Papel dos produtores

Segundo Paulo Pianez, diretor global de sustentabilidade da MBRF, o engajamento dos produtores é decisivo para que as metas sejam atingidas.

“A redução das emissões não é um movimento isolado, mas uma jornada que envolve toda a cadeia. O protagonismo dos produtores integrados na adoção de energia solar mostra que é possível conciliar sustentabilidade com ganhos reais no campo”, disse.

Sobre a MBRF

A MBRF é uma empresa que resultou da fusão entre a Marfrig e a BRF, concluída oficialmente em setembro de 2025, sendo listada na B3 com o ticker MBRF3. Enquanto a BRF e a Marfrig eram empresas separadas e listadas na bolsa com os tickers BRFS3 e MRFG3, respectivamente, após a fusão a BRF foi incorporada pela Marfrig, formando a MBRF Global Foods Company.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.