21 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,6W

Saiba como adicionar arquivos PAN no PVSyst

Neste tutorial você aprenderá a cadastrar novos módulos solares através de arquivos PAN no PVSyst

Autor: 24 de julho de 2019janeiro 18th, 2021Artigos técnicos
Saiba como adicionar arquivos PAN no PVSyst

Os arquivos PAN contêm as características elétricas e mecânicas dos módulos necessárias para caracterizá-los.

Nele podemos encontrar a curva I-V, as tensões e correntes de operação e as dimensões do módulo, entre outras informações.

O PVsyst é o software mais completo de projeto e simulação de sistemas solares fotovoltaicos. O software contém uma base de dados ampla, abrangendo os principais fabricantes de módulos e seus produtos.

Mesmo com a elevada taxa de atualização do banco de dados do PVSyst, que é o mais completo do mercado, pode ser que você não encontre na base de dados algum modelo ou fabricante que tenha surgido recentemente.

Neste tutorial você irá aprender como cadastrar novos módulos solares através de arquivos PAN no PVSyst. Usaremos como exemplo a adição dos módulos da família 3xxM6K da BYD.

Como mostrado acima,  o módulo desejado não está disponível no banco de dados embutido. Primeiramente faça o download dos arquivos PAN. Para acessar os  arquivos usados de exemplo clique aqui.

Os fabricantes geralmente oferecem os arquivos PAN nas suas páginas. Caso não estejam disponíveis, pode-se entrar em contato diretamente com o fabricante e solicitar os arquivos.

Você também consegue encontrar arquivos PAN na área dos fabricantes do Canal Solar

Encerre o PVSyst para prosseguir. Para navegar até a pasta onde os arquivos PAN devem ser salvos, siga os passos da figura abaixo.

Acesse o disco onde o PVSyst está instalado. A localização padrão da instalação é o disco C. No disco C selecione a pasta Usuários.

Na pasta Usuários, selecione o usuário no qual o software foi instalado. No caso do exemplo, o usuário é Mateus Vinturini.

Na pasta do seu usuário, selecione a pasta PVsyst680_data. O número 680 do nome da pasta se refere a versão do PVsyst que está instalada. Caso você tenha outra versão instalada, selecione a pasta de sua versão.

Selecione então a pasta ComposPV. Todos os arquivos de inversores, baterias, controladores, módulos e equipamentos que o usuário precisa adicionar ao PVSyst serão alocados nas subpastas contidas nessa pasta.

Para adicionar módulos, copie os arquivos PAN desejados para dentro da subpasta PVmodules.

Ao abrir novamente o PVSyst, note que os módulos  adicionados já se encontram disponíveis.

Os componentes adicionados manualmente são sempre mostrados em cinza na lista de seleção de módulos.


Mateus Vinturini

Mateus Vinturini

Especialista em sistemas fotovoltaicos e engenheiro eletricista graduado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Entusiasta de ciências e tecnologia, com experiência no ramo da energia solar, tanto no âmbito comercial como em projeto, dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.