O MME (Ministério de Minas e Energia) anunciou nesta segunda-feira (2) a saída do secretário-executivo Arthur Cerqueira Valério. A exoneração foi solicitada pelo próprio secretário, em carta encaminhada ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Nomeado em 11 de janeiro de 2024, Valério teve atuação central na gestão do MME, sendo um dos principais articuladores da implementação das políticas públicas conduzidas pela atual administração.
À frente da Secretaria-Executiva, desempenhou papel na coordenação administrativa, institucional e técnica do ministério. Durante sua gestão, participou do processo de modernização do marco legal do setor elétrico, com foco na abertura do mercado de energia e na implementação de programas como Combustível do Futuro, e de marcos legais do hidrogênio de baixo carbono e das eólicas offshore.
No campo da infraestrutura, atuou na coordenação de leilões de energia, potência e transmissão. Também participou de ações voltadas à inclusão energética e ao desenvolvimento regional, como o Sisol (Programa Energias da Amazônia e o Leilão dos Sistemas Isolados).

Bastidores
Próximo ao ministro Alexandre Silveira, Arthur Cerqueira já havia manifestado, em maio de 2025, o desejo de deixar a Pasta. No entanto, por compromisso com a continuidade administrativa e com a conclusão de agendas estratégicas previamente pactuadas, decidiu permanecer no cargo até o início deste ano.
Após cumprir as limitações legais relativas ao período de quarentena, Arthur Cerqueira Valério deverá iniciar atuação na advocacia privada, dando continuidade à sua trajetória profissional fora da administração pública.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.