19 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,6GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,5GW

Sem plano B, lá se vão quase 40 anos no mercado de distribuição

Aldo Solar completa quatro décadas promovendo o desenvolvimento do setor da energia solar no Brasil

Autor: 2 de março de 2021agosto 5th, 2021Opinião
3 minutos de leitura
Sem plano B, lá se vão quase 40 anos no mercado de distribuição

Com a certeza de que ‘crescer e ajudar os outros a crescerem também’ deve ser o propósito, a Aldo Solar completa quatro décadas promovendo até mesmo o desenvolvimento de alguns setores, como o da energia solar, no Brasil. Fazer a ligação entre consumidores e equipamentos que possam melhorar a vida dessas pessoas. Às vezes acredito que esta frase poderia ilustrar os quarenta anos dedicados a entender o que meus clientes precisam, mostrar a eles as melhores opções e promover essa aproximação. No início, o Aldo da Kombi saía de Maringá e percorria o Paraná sempre focado nesta missão. Com o tempo, a parte física do trabalho mudou.  A distribuição não mais exigia horas atrás do volante carregado de componentes para manutenção de televisores e aparelhos de som. Acompanhando o desenvolvimento da tecnologia, reforçou-se a intenção de oferecer o melhor e de promover maneiras para que as pessoas pudessem realizar seus desejos, popularizando o uso, a prática e a familiarização com as soluções de TI (tecnologia da informação).  Nesta fase, além de conseguir trazer para o Brasil o que havia de melhor no mundo, iniciamos a fabricação de equipamentos por aqui, sempre pensando em criar condições para entregar o melhor e desenvolver o setor de TI. Ao longo de 40 anos, a Kombi transformou-se em uma sede gigantesca, moderna, eficiente e com soluções diferentes, com grande foco nos equipamentos para energia solar. O que não mudou é o objetivo de fazer o possível para aproximar os consumidores das melhores soluções do mercado.  Mostrar os melhores equipamentos e ajudar a criar maneiras para o cliente adquiri-lo me fez crescer e, principalmente no caso da distribuidora Aldo, cujos clientes são revendedores, fazê-los crescer também. Na prática, um revendedor pequeno que compra X e que se torna grande com a minha ajuda, passa a comprar 2X. É um ganha-ganha: todo o mundo cresce. E o que se aprende em quarenta anos? Aprendi que vale a pena acreditar no propósito, na vontade de crescer e fazer crescer também, não somente B2B, para usar um termo atual, mas contribuir para o desenvolvimento de um setor.  Não há como negar que a Aldo Solar, um dos focos da Aldo hoje, participa do desenvolvimento do setor de energia fotovoltaica no Brasil. Afinal, um terço do que se comercializa para produção e armazenamento de energia solar no país hoje tem a Aldo Solar como protagonista. Para usar mais um termo atual, isto é sustentabilidade. Acreditamos realmente que com políticas ‘ganha-ganha’ é possível promover e manter o desenvolvimento.  Praticamos a sustentabilidade não só em prol do meio ambiente, mas também do povo brasileiro. À medida que incentivamos a energia solar no Brasil, mais popular esta fonte renovável vai se tornar e mais brasileiros terão acesso a essa energia.  Nunca tive plano B. Se pensasse somente em lucro, por exemplo, acho que esses 40 anos teriam sido diferentes. Crescemos focados no propósito de crescer e fazer outros crescerem juntos e assim fortalecer um setor inteiro. Foram 40 anos assim e assim vamos continuar…

Aldo Teixeira

Aldo Teixeira

Fundador da distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Aldo Solar, sediada em Maringá (PR).

4 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.