18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Shell assina acordo com Gerdau para construir 1º parque solar no Brasil

Petroleira firma parceria com Gerdau para construir usina de 190 MW em Minas Gerais

Autor: 16 de julho de 2021fevereiro 8th, 2022Brasil
Shell assina acordo com Gerdau para construir 1º parque solar no Brasil

A joint venture faz parte da estratégia de transição energética e descarbonização de ambas

A Shell deu um passo importante para a construção do seu primeiro solar no Brasil. A empresa assinou um termo de cooperação com a produtora de aço Gerdau para o desenvolvimento de uma usina fotovoltaica de 190 MW. 

Denominada de Aquarii, a planta, que será construída no município de Brasilândia de Minas (MG), fornecerá parte da energia para as unidades de fabricação da Gerdau. 

O restante será disponibilizado no mercado livre por meio da comercializadora de eletricidade da petroleira, a partir de 2024.

A joint venture, que terá participação igualitária das duas companhias, faz parte da estratégia de transição energética e descarbonização de ambas.

Saiba mais

Shell anuncia estratégia para acelerar transição renovável

“Este é o primeiro projeto solar da Shell no Brasil, um marco que diversifica ainda mais a nossa atuação no país e de maneira completamente alinhada ao propósito de oferecer mais eletricidade e de maneira mais limpa”, disse Guilherme Perdigão, diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil.

Para Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e responsável pela Gerdau Next, divisão de novos negócios, essa joint venture para o desenvolvimento e operação do parque solar Aquarii é parte de um plano robusto de investimentos em renováveis nas Américas. 

“A iniciativa fortalece a visão de longo prazo da empresa e o compromisso com a inclusão de fatores ESG (Environmental, Social and Governance) como pilares fundamentais para as nossas decisões estratégicas”, destacou. 

“A parceria com a Shell garante expertise e tecnologia de ponta em solar, o que resulta em maior eficiência e uma oportunidade de autoprodução de energia renovável, reforçando o nosso comprometimento com um futuro cada vez mais sustentável”, concluiu Prado. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

3 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.