A Shell, por meio da Prime Energy — empresa do grupo com atuação no mercado livre e em soluções de energia renovável —, assinou um contrato de cinco anos com a Motiva para o fornecimento anual de 2.115,6 MWh de energia solar destinada às rodovias Presidente Dutra, Castelo Branco e Rio-Santos, no Estado de São Paulo.
A Motiva é o novo nome do antigo grupo CCR, adotado em 2024 após um reposicionamento de marca que buscou consolidar a companhia como uma plataforma integrada de mobilidade e infraestrutura. Já a Prime Energy foi adquirida pela Shell em 2023.
Ao todo, a energia renovável contratada irá abastecer 120 instalações operadas pela Motiva, incluindo praças de pedágio, sistemas de iluminação pública, equipamentos de sinalização e câmeras de monitoramento ao longo das rodovias. A geração ficará a cargo de usinas localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras CPFL Paulista e Elektro.
Segundo a Motiva, o fornecimento de energia solar permitirá uma economia média estimada de 26% nos custos anuais com eletricidade dessas unidades. A companhia ressalta que o contrato está alinhado à sua estratégia ESG, que prioriza a redução de emissões de carbono, o uso de fontes renováveis e a busca por maior eficiência operacional.
Nos últimos anos, a empresa tem ampliado seus investimentos em energia limpa por meio de diferentes parcerias no setor elétrico. Entre os exemplos estão o acordo com a Neoenergia, que tornou a Motiva sócia de três usinas eólicas no Piauí para abastecimento de operações, e a parceria com a EDP, com a assinatura de contrato para fornecimento de energia solar, no modelo de GD (geração distribuída) compartilhada, ao Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SP).
Rodovias Anhanguera e Bandeirantes terão pedágios abastecidos por energia solar
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.