Um projeto fotovoltaico recém-instalado, em Mirassolândia (SP), tem chamado atenção pela aplicação estratégica do armazenamento de energia em propriedades rurais com carga contínua. No município paulista, a granja Ovos da Terra passou a operar com um sistema híbrido que alia a geração solar fotovoltaica e baterias de lítio, com foco na estabilidade energética e redução de custos operacionais.
Implantado em abril de 2025, o sistema foi dimensionado com 210,6 kWp em potência fotovoltaica e 208,8 kWh em capacidade de armazenamento, totalizando 458,4 kW em potência instalada. A usina é composta por 360 módulos da fabricante Leapton de 585 W, distribuídos em seis telhados de aviários, e conectados a 18 inversores híbridos da FoxESS de 7,5 kW.
Os equipamentos foram adquiridos pelo integrador na distribuidora BelEnergy, empresa pertencente ao Grupo Belenus, que atua há mais de 40 anos em diversos segmentos. A solução “grid zero” foi adotada em função da indisponibilidade da rede local para absorver excedentes, com o objetivo de atender de forma contínua o consumo dos aviários, cuja carga precisa se manter estável durante as 24 horas do dia.
Carlos Alberto Parolari, sócio proprietário da Luz Sol Energia Solar – empresa responsável pela implantação – explica que o sistema foi projetado para alimentar diretamente as cargas durante o dia e utilizar as baterias no período
noturno.
“O cliente queria reduzir o consumo de eletricidade. Então, sugerimos um sistema de armazenamento grid zero, pois o consumo era muito superior à geração do sistema on-grid já instalado, e a rede não suportava mais injeção de energia”, comentou.
A reportagem completa foi publicada na Revista Canal Solar. Clique aqui e baixe agora gratuitamente!
Conheça o Curso de Projeto de Armazenamento de Energia em Baterias
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.