25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Sistema off-grid garante irrigação ininterrupta para fazenda na África do Sul

Propriedade investiu em solar com baterias visando eficiência energética e redução da dependência de geradores a diesel

Autor: 13 de dezembro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Sistema off-grid garante irrigação ininterrupta para fazenda na África do Sul

Usina solar off-grid de 800 kW instalada na fazenda. Imagem: ATESS Power/Divulgação

Com o objetivo de fornecer energia ininterrupta para a irrigação das plantações e garantir a produção agrícola, uma fazenda, localizada na região norte da província de Limpopo, na África do Sul, recebeu a instalação de uma usina solar off-grid.

Devido à sua localização remota, a propriedade não consegue se conectar à rede da Eskom, responsável por mais de 90% do suprimento de energia elétrica do país, o que afeta gravemente a irrigação programada das plantações.

Ao todo, o sistema de 800 kW conta com os seguintes equipamentos:

  • Um inversor de bateria ATESS 630 kW PCS630;
  • Quatro controladores de carga solar ATESS PBD250;
  • Baterias de lítio de 1000 kWh;
  • Gerador de 650 kVA.

“Essa usina off-grid fornece à fazenda uma fonte constante de energia renovável, permitindo que ela regue as plantações com eficiência e reduzindo a dependência de geradores a diesel. A abordagem ecológica não apenas minimiza as altas despesas com combustível, mas também contribui consideravelmente para os esforços de proteção ambiental”, destacou a ATESS Power.

Soluções da ATESS utilizadas no projeto. Imagem: ATESS Power/Divulgação

Soluções da ATESS utilizadas no projeto. Imagem: ATESS Power/Divulgação

Fazenda está localizada na província de Limpopo, na África do Sul. Imagem: ATESS Power/Divulgação

Fazenda está localizada na província de Limpopo, na África do Sul. Imagem: ATESS Power/Divulgação

Desde 2021, houve um aumento notável na demanda por instalações solares no setor agrícola, em grande parte impulsionado pelas deficiências da rede elétrica nacional da África do Sul. O aumento dos custos de eletricidade alimentou ainda mais esse crescimento no segmento fotovoltaico.

“Para os agricultores, investir em tecnologia fotovoltaica é uma medida calculada que visa evitar a perda de safras devido à irrigação não confiável. Como os mesmos mantêm níveis de produção estáveis, eles podem pagar gradualmente seus sistemas solares”, disse a empresa.

“De modo geral, essa mudança em direção a alternativas sustentáveis beneficia a agricultura local, melhorando a produtividade e, em última análise, aumentando a renda dos agricultores no longo prazo”, concluíram

Energia solar na África do Sul

Com uma das maiores concentrações de recursos solares do mundo, a África do Sul oferece uma fonte abundante de energia prontamente disponível. Todo o continente africano, incluindo as regiões do sul, desfruta de sol o ano inteiro. Como resultado, a média anual de radiação solar global de 24 horas da África do Sul é de 220 W/m2.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.