Sistema PHB retrofit leva confiabilidade energética para postos de combustíveis no MT

Solução é ideal para locais onde o cliente quer economizar na conta de luz sem ficar sujeito a faltas de energia
Solução é ideal para locais onde o cliente quer economizar na fatura de energia sem ficar sujeito a faltas de energia

A economia trazida pela energia solar se mostra cada vez mais indispensável nos comércios brasileiros. Além da economia na fatura de energia, a certeza de sempre ter disponibilidade de energia elétrica para atender os clientes vêm chamando a atenção ao passo que os problemas de fornecimento se agravam em diversas regiões do Brasil.

Essa necessidade de economia e de segurança energética foi o que levou o Alfa Auto Posto, que conta com unidades na cidade de Araguainha e Ponte Branca, localizadas no estado do Mato Grosso, a buscar as soluções da energia solar.

Os postos de combustíveis instalaram sistemas on-grid retrofit da PHB Solar, com um inversor on-grid de 6 kW, três inversores off-grid de 3 kW e 12 módulos fotovoltaicos JA Solar de 545 W em cada uma de suas unidades.


Segundo Felipe Moura, sócio da RM Projetos Elétricos, que realizou a venda e instalação do sistema, o cliente procurou a empresa buscando uma solução para conseguir manter o atendimento aos clientes mesmo em casos de falta de energia. Como ele já contava com energia solar em casa e sabia dos benefícios da economia, pensou na solar com baterias para a solução de backup.

Moura já conhecia a solução PHB Retrofit e conversou com a nossa equipe de engenharia durante o fórum GD de Campo Grande, onde apresentamos essa solução, que encaixou perfeitamente na necessidade de atendimento da carga sem interrupção.

Contendo uma solução completa, o cliente economiza na conta de energia por meio do inversor on-grid. As mesmas placas que geram energia, e enviam créditos pra concessionária, fazem uma comutação automática para os inversores off-grid em caso de falta de rede.

Quase não é notada a queda de energia. Com isso, todo o posto de combustível mantém operando por meio de uma energia limpa e renovável.

O sistema nobreak solar retrofit é ideal para locais onde o cliente quer economizar na fatura de energia sem ficar sujeito a faltas de energia.

Os clientes que já contam com o sistema convencional, com inversores on-grid podem realizar o retrofit da instalação por meio da instalação dos inversores off-grid da PHB, juntamente com baterias e os quadros de transferência da empresa.

Atualmente, é possível atender cargas de até 45 kW com operação contínua, garantindo também a geração de créditos de energia junto da concessionária.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Imagem de Fernando Schmidt
Fernando Schmidt
Engenheiro Eletricista na PHB Solar, com graduação e mestrado na área de Sistemas Fotovoltaicos e Qualidade de Energia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Trabalha no ramo de geração fotovoltaica desde 2018, atuando no desenvolvimento de projetos de Minigeração Distribuída e Autoprodução de Energia. Na PHB Solar atua na área de treinamentos e concepção de soluções para grandes usinas fotovoltaicas.

2 respostas

  1. Que projeto horrível, não sei nem por onde começar…
    usa baterias de chumbo, 4 inversões para uma instalação de só 6kwp. Com um único inversor híbrido de outra marca resolveria esse problema é sairia bem mais barato para o cliente final.
    E não acredito que suporte cargas de 45kw com essas baterias de chumbo de 240Ah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal