A Sofar anunciou sua listagem na Bolsa de Valores de Shenzhen, marcando sua estreia na ChiNext Board (código de ações: 301658). O feito representa um marco importante no crescimento da companhia, consolidando sua entrada nos mercados globais de capitais e fortalecendo a integração entre tecnologia e investimento, em meio à transição energética global e às metas chinesas de “duplo carbono”.
Segundo a fabricante, até junho de 2024, os embarques globais de inversores superaram 34 GW, com uma taxa de crescimento anual composta acima de 100% entre 2020 e 2022.
A empresa conquistou ainda uma posição entre as cinco principais marcas chinesas de inversores fotovoltaicos e de inversores para armazenamento de energia no mundo, sendo reconhecida como “Top Brand” pela EUPD Research na Índia, Polônia, Reino Unido, Itália, Brasil e Austrália.
Construindo um futuro baixo carbono em escala global
No total, a companhia opera três centros globais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e duas bases de fabricação principais, com uma cadeia de suprimentos global que alcança mais de 100 países.
Para atender melhor às necessidades dos diversos mercados, a Sofar estabeleceu plataformas de serviço localizadas em mais de 20 países, incluindo Reino Unido, Polônia e Alemanha, além de centros de pós-venda na Polônia e na República Tcheca, e um centro logístico na Holanda.
Essa estratégia de localização, apoiada por roadshows globais, cúpulas internacionais, programas de recrutamento especializados e plataformas digitais de atendimento, resultou em um sistema de serviço em três níveis – sede, regional e local – que aumenta a agilidade na captura de oportunidades de mercado e na mitigação de flutuações regionais. Atualmente, mais de 95% da força de trabalho internacional da Sofar é composta por talentos locais.
Investindo em inovação para um futuro sustentável
Ao mesmo tempo em que expande sua presença global, a fabricante também destacou que abraça o avanço da digitalização energética por meio de investimentos crescentes em pesquisa e desenvolvimento.
Em junho de 2024, mais de 25% dos colaboradores da Sofar estavam dedicados à P&D, e a empresa já possuía 250 patentes autorizadas, incluindo 105 de invenção, 94 de modelo de utilidade e 51 de design.
Importância estratégica da Sofar Brasil
A celebração da conquista na Bolsa de Valores de Shenzhen reflete também o trabalho realizado pela equipe da Sofar Brasil. Desde o início de suas operações no país, a empresa já comercializou um total de 4,3 GW em inversores.
Esse resultado é fruto de parcerias estratégicas com os principais distribuidores do setor, além do engajamento crucial dos integradores, que desempenham um papel fundamental na disseminação e instalação das soluções da marca.
Graças a essa ampla rede de parceiros, a Sofar ressaltou que conseguem garantir cobertura e alcance em todo o território nacional, consolidando ainda mais a presença no mercado brasileiro.
Futuro da Sofar
Para o futuro, a companhia afirmou que continuará priorizando a inovação tecnológica e executando sua estratégia de crescimento global. Ao aproveitar os recursos do mercado de capitais, a Sofar pretende acelerar sua expansão no setor de energia renovável, fortalecer parcerias e a inovação ao longo da cadeia de valor e fomentar o desenvolvimento responsável e organizado do setor de armazenamento de energia.
Sobre a Sofar
Fundada em 2013, a Sofar tem se dedicado à conversão, armazenamento e gestão de energia solar. Seu portfólio principal inclui inversores string de 1 a 320 kW, inversores híbridos de 3 a 20 kW, baterias de armazenamento e acessórios para sistemas fotovoltaicos, oferecendo soluções energéticas completas para instalações residenciais, comerciais, industriais e usinas solares de grande porte.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.