Solange Ribeiro assume presidência do conselho de administração do ONS

Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding
CanalSolar Solange Ribeiro é a 1ª mulher presidente do conselho de administração do ONS
Da esq para a dir: Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS; Solange Ribeiro, presidente do Conselho de Administração do ONS; e Ramon Sade Haddad, vice-presidente do Conselho de Administração do ONS

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) realizou nesta quarta-feira (10) a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração.

Na ocasião, a vice-presidente da Neoenergia, Solange Maria Pinto Ribeiro, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Operador no período de 2023-2024.

Ela é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS, que em breve fará 25 anos de existência. Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding.

Os dois executivos foram eleitos em votação unânime e têm mandatos de um ano de duração, podendo ser reconduzidos.

Solange Ribeiro, que até então era vice-presidente do CA do Operador, é engenheira elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do Operador.

Atualmente, é vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia e vice chair do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004.

É titular do Conselho de Administração de diversas empresas do Grupo Neoenergia. Detém profundo conhecimento do setor elétrico e tem atuado ativamente em prol de uma agenda mais sustentável e inclusiva, que visa acelerar a ambição climática por meio da transição energética.

Já Ramon Sade Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é vice-presidente da State Grid Brazil Holding, onde trabalha desde 2011.

Na sua trajetória, atuou por 17 anos na Cemig e em diversos cargos de alta gerência de concessionárias de Transmissão de Energia Elétrica, tendo se tornado CEO de algumas.

Em paralelo, também é diretor presidente e membro do Conselho de Administração de 18 concessionárias de transmissão de energia elétrica. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela PUC-MG e em Gerenciamento de Projetos com metodologia PMI.

O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do MME (Ministério de Minas e Energia), dois representantes indicados pelo presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal