4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Solange Ribeiro assume presidência do conselho de administração do ONS

Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding

Autor: 11 de maio de 2023Setor Elétrico
3 minutos de leitura
Solange Ribeiro assume presidência do conselho de administração do ONS

Da esq para a dir: Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS; Solange Ribeiro, presidente do Conselho de Administração do ONS; e Ramon Sade Haddad, vice-presidente do Conselho de Administração do ONS

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) realizou nesta quarta-feira (10) a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração.

Na ocasião, a vice-presidente da Neoenergia, Solange Maria Pinto Ribeiro, foi eleita para ocupar a presidência do Conselho de Administração do Operador no período de 2023-2024.

Ela é a primeira mulher a ocupar o principal posto do Conselho do ONS, que em breve fará 25 anos de existência. Para a vice-presidência, o escolhido foi Ramon Sade Haddad, que também é vice-presidente na State Grid Brazil Holding.

Os dois executivos foram eleitos em votação unânime e têm mandatos de um ano de duração, podendo ser reconduzidos.

Solange Ribeiro, que até então era vice-presidente do CA do Operador, é engenheira elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do Operador.

Atualmente, é vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia e vice chair do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004.

É titular do Conselho de Administração de diversas empresas do Grupo Neoenergia. Detém profundo conhecimento do setor elétrico e tem atuado ativamente em prol de uma agenda mais sustentável e inclusiva, que visa acelerar a ambição climática por meio da transição energética.

Já Ramon Sade Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é vice-presidente da State Grid Brazil Holding, onde trabalha desde 2011.

Na sua trajetória, atuou por 17 anos na Cemig e em diversos cargos de alta gerência de concessionárias de Transmissão de Energia Elétrica, tendo se tornado CEO de algumas.

Em paralelo, também é diretor presidente e membro do Conselho de Administração de 18 concessionárias de transmissão de energia elétrica. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela PUC-MG e em Gerenciamento de Projetos com metodologia PMI.

O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do MME (Ministério de Minas e Energia), dois representantes indicados pelo presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.