Solar residencial pode se tornar a maior fonte de energia da Austrália

Dados apontam que o segmento pode atender até 77% do NEM (Mercado Nacional de Eletricidade)

De acordo com a AEMO (Operador do Mercado de Energia Australiano), a energia solar residencial pode atender até 77% da demanda no NEM (Mercado Nacional de Eletricidade) até 2026, superando o recorde de 35% registrado em outubro do ano passado. O levantamento apontou ainda que consumidores deste segmento devem instalar 8,9 GW adicionais de painéis solares. Atualmente, este setor conta com 14 GW de potência instalada.

Para se ter uma ideia, a energia fotovoltaica está presente em 30% das residências australianas e é o mercado de energia mais descentralizado do mundo, segundo a BloombergNEF. O relatório da AEMO indicou também que a mudança pode ser mais profunda localmente, com a Austrália do Sul possivelmente se tornando a primeira grande rede do mundo a atender 100% de sua demanda por solar doméstica até o final de novembro deste ano.

“Com a aposentadoria das usinas de carvão e o crescente interesse no desenvolvimento de hidrogênio, a energia solar residencial está acelerando a transição do NEM”, disse o operador. O NEM não inclui a Austrália Ocidental e o Território do Norte, enquanto o NEM Continental exclui a Tasmânia.

“O sistema de energia da Austrália está em transição para um sistema descarbonizado e descentralizado. Em 2025, haverá períodos em que toda a demanda do cliente poderá ser atendida pela geração renovável”, destacou Daniel Westerman, CEO da AEMO, em comunicado.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.