6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

SolisCloud: nova geração de monitoramento dos inversores Solis

Plataforma online permite acesso remoto a dados de produção das usinas e controle de parâmetros técnicos

Autor: 9 de junho de 2022Artigos técnicos
SolisCloud: nova geração de monitoramento dos inversores Solis

A Plataforma SolisCloud O SolisCloud é a nova plataforma de monitoramento inteligente para sistemas fotovoltaicos

Os inversores fotovoltaicos são equipamentos complexos, formados por sofisticada eletrônica de potência e controlados através de poderosos softwares. 

Sua principal função é otimizar a produção de energia gerada pelos módulos e adaptar a energia na sua saída para que possa ser útil para as cargas locais ou ser injetada na rede de distribuição. Porém, a função dos inversores não se restringe a essas atribuições. 

Os softwares empregados nos inversores modernos permitem que ações sejam enviadas, processadas e executadas em milésimos de segundos. Essas ações produzem dados importantes sobre a operação e desempenho do sistema. 

Assim, inversores modernos também são responsáveis por agregar, compilar e transmitir dados de saída ao usuário. 

Em geral, esses dados são compostos de dados brutos de grandezas elétricas, identificação de alarmes e outros diagnósticos. Essas informações podem ser acessadas pelo usuário na tela do equipamento ou de forma mais conveniente em plataformas digitais. 

As plataformas digitais de monitoramento além de permitir um acesso mais conveniente ao usuário, sem o deslocamento a campo, possibilitam operações remotas ágeis (ligar/desligar, alterar padrões de rede etc), sem custo adicional, diagnóstico preciso de alarmes e análise de quedas ou interrupção no fornecimento de energia. 

Como um todo, o monitoramento digital é uma ferramenta valiosa para o cliente final, integradores, distribuidores e fabricantes. Um sistema de monitoramento de qualidade certamente pode reduzir o custo e o tempo gasto com O&M, seja de uma planta residencial ou de usinas de grande porte. 

Através de uma plataforma mais moderna e eficiente, a Solis busca levar mais qualidade e conforto a seus clientes no Brasil. Neste artigo apresentamos algumas funcionalidades e diferenciais do SolisCloud – a nova plataforma de monitoramento da Solis. 

A Plataforma SolisCloud

O SolisCloud é a nova plataforma de monitoramento inteligente para sistemas fotovoltaicos, desenvolvida especialmente para inversores Solis (Figura 1). Qualquer usuário que possua inversor(es) e datalogger(s) Solis pode usufruir de suas funcionalidades de forma gratuita.

Figura 1 - Tela de acesso inicial da plataforma SolisCloud

Figura 1 – Tela de acesso inicial da plataforma SolisCloud

Para os instaladores, o novo sistema registra automaticamente o proprietário após a criação da planta fotovoltaica e oferece muitos outros recursos para acelerar o tempo de instalação.

Para usuários responsáveis por O&M, a nova plataforma apresenta uma exibição em tamanho real de todas as instalações cadastradas e com dados também em tempo real (Figura )2. Um sistema de alarme inteligente fornece recomendações para rápido reparo de falhas em campo.

Figura 2 - Visualização de instalações com sistemas fotovoltaicos através do SolisCloud

Figura 2 – Visualização de instalações com sistemas fotovoltaicos através do SolisCloud

A plataforma, também, possui ferramentas de análise aprofundadas que permitem ao usuário entender o funcionamento integral do seu sistema. Uma dessas ferramentas inclui varredura de curva IV, que pode ser feita de forma fácil e rápida em todo o sistema com o toque de um botão.

Para usuários novos e avançados, uma exibição de fluxo de energia em tempo real oferece visibilidade de sistemas residenciais, comerciais, industriais, sistemas de armazenamento etc (Figura 3).

Figura 3 - Painel com exibição do fluxo de energia em uma instalação com inversores híbridos

Figura 3 – Painel com exibição do fluxo de energia em uma instalação com inversores híbridos

Principais funcionalidades e diferenciais

O SolisCloud adota uma avançada plataforma em nuvem. Assim, o armazenamento e exibição de dados são feitos de forma segura e através de uma interface moderna. Além de permitir a conexão com múltiplos dispositivos, função de backup e expansão automática para dados de acordo com a demanda do usuário 

O monitoramento pode ser configurado para exibir informações mais básicas para o cliente final e dados mais técnicos para o integrador e instalador. É possível ter acesso a dados de produção de energia, potência, tensão, corrente, frequência, temperatura do inversor etc, todos em tempo real. 

Todos os dados gerados são armazenados na plataforma por tempo indeterminado e podem ser salvos em um computador na forma de planilha, caso seja necessário um processamento e análise mais detalhados.

Uma das grandes vantagens desse novo sistema é o acesso simples e ágil. Os usuários possuem acesso através de uma versão para navegador Web (Figura 1) e também versões para aplicativo em IOS ou Android (Figura 4). Nas três opções a plataforma é disponibilizada já em sua versão traduzida para o português.

Figura 4 - O SolisCloud pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu smartphone IOS ou Android.

Figura 4 – O SolisCloud pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu smartphone IOS ou Android

Para usuários mais antigos da Solis, o SolisCloud mantém todas as utilidades do Solis Home/Pro com a adição de novas ferramentas: Gestão da organização, Digitalização de curva IV, Análise de Taxa de Dispersão, Consulta de garantia, Centro de mensagens, etc. Além disso, todas as séries de dataloggers da Solis são compatíveis com a plataforma. 

A plataforma também integra um sistema inteligente de alarmes para reduzir o tempo e o custo com O&M das usinas fotovoltaicas. Na seção “Operação e Manutenção” localizada no menu principal da plataforma é possível verificar todos os alarmes existentes para uma ou mais instalações (Figura 5).

Figura 5 - Lista de usinas com alarmes exibida no SolisCloud

Figura 5 – Lista de usinas com alarmes exibida no SolisCloud

Os alarmes são classificados de acordo com seu grau de urgência, além do estado operacional da usina. Selecionando um alarme dentro de uma lista é possível verificar informações como o horário de início, local de ocorrência, inversor, tipo de alarme e sugestões de solução. 

Além disso, usuários podem ser notificados através do telefone ou email em caso de alarmes em suas usinas. Outras funções estão disponíveis na plataforma e permitem o monitoramento a nível da planta, do inversor ou das strings para regularmente aferir o estado de operação e detectar problemas em tempo hábil. 

Por exemplo, serviços como consulta de garantia através de um clique e rastreamento do histórico de operação dos equipamentos foram agregados no SolisCloud. 

Como migrar da plataforma antiga para atual da Solis?

Os usuários que já utilizam o monitoramento da Solis podem fazer a migração de dados de forma gratuita e automática para o SolisCloud através da função Migração de Dados. Assim, todo o histórico de dados e plantas cadastradas serão transferidos para o SolisCloud. 

Para migrar os dados das antigas plataformas Solis Pro ou Solis Home entre no site: www.soliscloud.com e na página inicial clique em “Migração de dados” conforme imagens abaixo.

Na tela de Migração de Dados selecione Versão Pro ou Home Edition de acordo com o seu tipo de conta atual. Para integradores a opção Versão Pro deve ser selecionada. Para o cliente final a versão Home Edition deve ser selecionada. 

Com isso, basta inserir o email e senha da conta atual e selecionar a opção Start Migration. Todo o restante do processo é realizado de forma automática pela plataforma. O acesso a plataforma SolisCloud é disponibilizado de forma imediata, porém a migração de dados pode demorar até 2 horas para ser finalizada. 

Ressalta-se que migrar uma conta profissional não migra automaticamente para as contas de seus clientes. Cada cliente terá também que fazer a migração para a plataforma para utilizar todos os novos recursos do SolisCloud. Caso não queiram migrar poderão continuar a utilizar a plataforma antiga.

Resumo

O SolisCloud é a nova geração de monitoramento inteligente dos inversores Solis. Através de uma plataforma confiável, segura e inovadora os usuários possuem total controle de suas instalações fotovoltaicas, independente do lugar ou tempo. 

Funções como consulta de garantia, monitoramento inteligente de alarmes, rastreamento do histórico de operação entre outras foram integradas à plataforma para maximizar o controle em tempo real do usuário e garantir que as usinas fotovoltaicas operem com o melhor desempenho e com o menor tempo de interrupção possível. 

A versão traduzida para o português da plataforma já se encontra disponível para antigos ou novos usuários da Solis no Brasil

Pedro Almeida

Pedro Almeida

Engenheiro Eletricista atuando no setor de energia elétrica e geração renovável. Mestrado na área de distribuição e qualidade de energia elétrica pela Unicamp. Possui sólidos conhecimentos em sistemas elétricos de potência, qualidade de energia elétrica, geração distribuída e eletrônica de potência aplicada a fontes renováveis de energia.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.