2 de agosto de 2021

Carrinho

Soluções de fixação de módulos fotovoltaicos sem parafusos

Usinas de solo podem ser montadas com rapidez com grampos especiais que se encaixam nas estruturas

Autor: 30 de junho de 2021Artigos técnicos
Soluções de fixação de módulos fotovoltaicos sem parafusos

A ARaymond Energies projeta e fabrica soluções fotovoltaicas de fixação e aterramento para instalações em solo, telhado, carport e usinas flutuantes. 

A promessa da empresa é o fornecimento de soluções que aceleram a instalação, reduzem a manutenção e diminuem o custo total do projeto.

Um dos principais atrativos das soluções da ARaymond são os grampos de fixação universais, que se adaptam a qualquer módulo sem ajustes. Os grampos não usam parafusos, então dispensam a verificação do torque durante a instalação, o que também tem a vantagem de acelerar o processo de instalação de grandes usinas.

A ARaymond afirma que seu método de instalação é um dos mais rápidos do mundo. Um módulo fotovoltaico pode ser instalado em apenas 10 segundos, empregando 4 grampos do tipo PowAR (exclusivos da ARaymond) e com a ajuda de 3 pessoas. Isso equivale à instalação de 690 painéis por dia por pessoa em uma usina de grande porte. 

A figura a seguir ilustra o grampo PowAR Cinch para a fixação de módulos em estruturas que empregam trilhos verticais, como aqueles mostrados na figura em sequência. Os trilhos devem ter um formato especial, do tipo chapéu, possuindo abas que permitem a fixação dos grampos. 

À esquerda: grampo PowAR Cinch para trilho do tipo chapéu, com abas. No centro: ilustração dos pontos de fixação para montagens em posição retrato. À direita, ilustração de um trilho do tipo chapéu, que permite a fixação rápida de módulos em conjunto com a solução da ARaymond

Estrutura fotovoltaica com trilhos verticais

As figuras a seguir mostram o processo de fixação dos grampos PowAR às estruturas.

Grampo do tipo PowAR Cinch fazendo a fixação da moldura inferior do módulo fotovoltaico à aba do trilho vertical da estrutura fotovoltaica

O grampo é fixado com uma pequena força lateral, sem o uso de parafusos

Uma versão do grampo PowAR também está disponível para a fixação de módulos fotovoltaicos em estruturas longitudinais. 

Versão do grampo PowAR Slot para estruturas com vigas longitudinais

Neste tipo de fixação os módulos são presos diretamente às vigas, sem o uso de trilhos verticais (como no caso mostrado anteriormente).

Estruturas de fixação com vigas longitudinais são adequadas para usinas com módulos bifaciais, pois minimizam a presença de elementos de fixação na parte inferior. 

Um detalhe a que se deve atentar é que as vigas devem estar preparadas com ranhuras para permitir o uso deste tipo de fixação.

Estrutura fotovoltaica com vigas longitudinais

Os grampos PowAR Slot são fixados pela parte inferior da viga, prendendo a moldura do módulo fotovoltaico. Não há necessidade de parafusos

Nesta imagem vemos dois grampos já fixados, mantendo as molduras de dois módulos fotovoltaicos firmemente presas à viga longitudinal

Ranhura presente na viga longitudinal, necessária para a introdução do grampo PowAR

Instalações com módulos na posição paisagem (horizontal) também são perfeitamente possíveis com as soluções da ARaymond, como mostra a figura a seguir.

Grampos PowAR podem ser usados também com módulos instalados na posição paisagem

Canal Solar

Canal Solar

Um comentário

Comentar