Soluções de fixação de módulos fotovoltaicos sem parafusos

Usinas de solo podem ser montadas com rapidez com grampos especiais que se encaixam nas estruturas

A ARaymond Energies projeta e fabrica soluções fotovoltaicas de fixação e aterramento para instalações em solo, telhado, carport e usinas flutuantes. 

A promessa da empresa é o fornecimento de soluções que aceleram a instalação, reduzem a manutenção e diminuem o custo total do projeto.

Um dos principais atrativos das soluções da ARaymond são os grampos de fixação universais, que se adaptam a qualquer módulo sem ajustes. Os grampos não usam parafusos, então dispensam a verificação do torque durante a instalação, o que também tem a vantagem de acelerar o processo de instalação de grandes usinas.

A ARaymond afirma que seu método de instalação é um dos mais rápidos do mundo. Um módulo fotovoltaico pode ser instalado em apenas 10 segundos, empregando 4 grampos do tipo PowAR (exclusivos da ARaymond) e com a ajuda de 3 pessoas. Isso equivale à instalação de 690 painéis por dia por pessoa em uma usina de grande porte. 

A figura a seguir ilustra o grampo PowAR Cinch para a fixação de módulos em estruturas que empregam trilhos verticais, como aqueles mostrados na figura em sequência. Os trilhos devem ter um formato especial, do tipo chapéu, possuindo abas que permitem a fixação dos grampos. 

À esquerda: grampo PowAR Cinch para trilho do tipo chapéu, com abas. No centro: ilustração dos pontos de fixação para montagens em posição retrato. À direita, ilustração de um trilho do tipo chapéu, que permite a fixação rápida de módulos em conjunto com a solução da ARaymond
Estrutura fotovoltaica com trilhos verticais

As figuras a seguir mostram o processo de fixação dos grampos PowAR às estruturas.

Grampo do tipo PowAR Cinch fazendo a fixação da moldura inferior do módulo fotovoltaico à aba do trilho vertical da estrutura fotovoltaica
O grampo é fixado com uma pequena força lateral, sem o uso de parafusos

Uma versão do grampo PowAR também está disponível para a fixação de módulos fotovoltaicos em estruturas longitudinais. 

Versão do grampo PowAR Slot para estruturas com vigas longitudinais

Neste tipo de fixação os módulos são presos diretamente às vigas, sem o uso de trilhos verticais (como no caso mostrado anteriormente).

Estruturas de fixação com vigas longitudinais são adequadas para usinas com módulos bifaciais, pois minimizam a presença de elementos de fixação na parte inferior. 

Um detalhe a que se deve atentar é que as vigas devem estar preparadas com ranhuras para permitir o uso deste tipo de fixação.

Estrutura fotovoltaica com vigas longitudinais
Os grampos PowAR Slot são fixados pela parte inferior da viga, prendendo a moldura do módulo fotovoltaico. Não há necessidade de parafusos
Nesta imagem vemos dois grampos já fixados, mantendo as molduras de dois módulos fotovoltaicos firmemente presas à viga longitudinal
Ranhura presente na viga longitudinal, necessária para a introdução do grampo PowAR

Instalações com módulos na posição paisagem (horizontal) também são perfeitamente possíveis com as soluções da ARaymond, como mostra a figura a seguir.

Grampos PowAR podem ser usados também com módulos instalados na posição paisagem
Imagem de Equipe de Engenharia do Canal Solar
Equipe de Engenharia do Canal Solar
Equipe de Engenharia do Canal Solar

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal