7 de maio de 2021

Carrinho

Sungrow lança inversor de 75 kW para o mercado brasileiro de GD

Segundo a fabricante, o equipamento é compatível com módulos bifaciais de mais de 600 Wp

Autor: 9 de março de 2021Brasil
Sungrow lança inversor de 75 kW para o mercado brasileiro de GD

O mercado de GD (geração distribuída) no Brasil tem se mostrado resiliente, atraindo cada vez mais investimentos da indústria fotovoltaica internacional. 

Seguindo esta expansão do segmento no país, a fabricante de inversores Sungrow anunciou a disponibilidade do seu mais recente inversor no mercado brasileiro para usinas de energia de microgeração brasileiras.

A fabricante destacou que o mercado brasileiro de energia solar não foi significativamente impactado devido à crise da Covid-19, já que o aumento da demanda por eletricidade, as baixas taxas de juros e políticas tarifárias favoráveis abrem caminho para o desenvolvimento sustentável.

Equipado com 9 MPPTs, o inversor de 75 kW pode ser instalado em diversificados sistemas fotovoltaicos comerciais. Ademais, a fabricante afirma que o equipamento é compatível com módulos bifaciais de mais de 600 Wp.

Sungrow lança inversor de 75 kW para o mercado brasileiro de GD

“Com máxima corrente 26A e corrente de curto circuito de 40A por MPPT ele está preparado para operar com os módulos modernos e os em desenvolvimento com correntes Imp acima de 20A e maiores que 600Wp”, explicou Ricardo Alonso, diretor de Engenharia da Sungrow Brasil.

“Outro ponto de grande diferencial é a resistência elevada à corrosividade, atendendo o grau G5 e o elevado grau de proteção IP66, além de 3 seccionadora CC, uma para cada 3 MPPTs, que possibilitam a operação do inversor parcialmente e manutenção ao mesmo tempo”, acrescentou o especialista.

“O produto foi desenhado especialmente para o mercado brasileiro, sem desclassificação até 50C de temperatura ambiente e assim ideal para estar do Norte, Nordeste as regiões litorâneas e até mesmo nas instalações de saneamento, graças  ao grau C5”, concluiu Alonso.

Para Rafael Ribeiro, diretor da Sungrow Brasil, o lançamento do inversor vem atender a demanda da GD (geração distribuída), que está em crescente expansão.

“A presença da Sungrow no mercado brasileiro há quatro anos ajuda nessa conexão e alinhamento com os clientes e suas necessidades únicas. O inversor de 75 kW é outra solução importante que adicionamos ao portfólio brasileiro de geração distribuída, que corresponde às demandas de nicho com uma experiência inesperada. O produto estará disponível na maioria dos nossos canais de distribuição e contribuirá adicionalmente para o planeta carbono líquido”, destacou Ribeiro.

Atualmente, a empresa possui sua filial brasileira operando em São Paulo, que conta com uma equipe de vendas, suporte técnico e serviço de pós-venda extensos. O equipamento está sendo distribuído pelas empresas Amara, Fortlev, Edmond e Eletrotrafo.

No Brasil, mais de 60 mil inversores Sungrow já foram implementados no Brasil. Em outros mercados da América Latina a empresa também fez grandes avanços em 2020, como a superação de 1 GW em envio no Chile.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Diretora de jornalismo do Canal Solar. Formada pela PUC-Campinas, com experiência em reportagem diária, produção de conteúdo, edição e roteirização de podcasts.

Um comentário

  • Avatar Manoel Felix disse:

    Este equipamento chegou em boa hora, resta se fazer um trabalho de conscientização com as distribuidoras.
    As distribuidoras devem ter seus lucros, já garantidos por lei, mas precisam serem mais abertas à conversação e entendimento na hora de um potencial cliente oferecer o seu produto (GD).

Comentar