27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Tecnologia reduz custos de O&M em usinas fotovoltaicas

Revestimento de grafeno facilita a limpeza e proporciona maior geração de energia

Autor: 4 de maio de 2022maio 11th, 2022Projetos
Tecnologia reduz custos de O&M em usinas fotovoltaicas

A usina JF1 possui 19.402 módulos fotovoltaicos ZNShine

A usina JF1, localizada em Juiz de Fora (MG), consegue obter economia de até 30% nos custos de manutenção, principalmente com limpeza. Segundo Gustavo Ramos, proprietário da planta, este resultado se deve a utilização de módulos ZNShine.

Ele comenta que a tecnologia aplicada nos painéis da empresa garante uma redução considerável nos custos de O&M (Operação e Manutenção). “Fazemos a lavagem dos painéis uma vez ao ano, o que é suficiente para manter a geração da usina no seu pico. O fato dos painéis serem autolimpantes contribui muito, pois quando chove na região onde a usina está localizada, percebemos que parte da sujeira é lavada do painel com bastante facilidade’’, relata Ramos.

Derek Wang, diretor comercial da Znshine Solar, ressalta que os painéis da empresa contam com revestimento de grafeno, que facilita a limpeza e proporciona maior geração de energia, contribuindo para reduzir os custos de operação e manutenção de uma usina fotovoltaica em projetos solares.

Além disso, destaca que os módulos com grafeno ainda contam com a propriedade fotocatalítica, o que acelera a decomposição dos materiais orgânicos, reduzindo os riscos de hot-spot do painel.

“O módulo fotovoltaico de vidro duplo detém a patente exclusiva de autolimpeza com revestimento de grafeno e sua tecnologia aumenta em torno de 2% a produção de energia devido à otimização da absorção de raios próximos ao infravermelho”, esclarece Wang.

Znshine

Segundo a ZNShine, no Brasil mais de 10 usinas foram montadas com os módulos da empresa.  Entre elas a usina JF1, que possui 19.402 módulos fotovoltaicos. A empresa abrange mais de 80 países e regiões por meio de sua rede de vendas e suporte de mais de 30 subsidiárias em todo o mundo. 

Além do Brasil, uma usina localizada em Santiago, Chile, com 8.323 módulos fotovoltaicos, também conta com a nanotecnologia que evita que a sujeira se acumule no painel e reduz significativamente os custos de O&M.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.