2 de agosto de 2021

Carrinho

Telhas zipadas e a instalação de módulos fotovoltaicos

Este modelo de telha zipadas têm poucas emendas, são fáceis de instalar e possuem melhor desempenho contra infiltração de água pelo telhado

Autor: 30 de julho de 2020outubro 22nd, 2020Artigos técnicos
Telhas zipadas e a instalação de módulos fotovoltaicos

As coberturas de grande porte, como as de centros logísticos e industriais, têm exigências de custo, tempo de construção e resistência mecânica que as diferenciam da construção de uma cobertura comum.

Uma das soluções de cobertura que tem crescido entre os galpões industriais é a telha zipada. Ela se difere de uma telha metálica comum, principalmente, no seu método de instalação.

O metal que forma a telha vem enrolado em chapas que são cortadas e dobradas durante a instalação, dando o formato e o comprimento necessário para a cobertura.

Por causa dessa propriedade, as telhas podem ser longas, alcançado até 70 m de comprimento por 4 m de largura. O fechamento entre as chapas, ou a união entre elas (emendas), é a principal característica que torna essa solução distinta das demais.

Em comparação com as telhas metálicas tradicionais, que são disponibilizadas em peças de dimensões muito menores, a solução zipada apresenta menos emendas e mais facilidade de instalação, o que leva também a um melhor desempenho contra infiltração de água pelo telhado.

As telhas zipadas também costumam ter maior resistência a cargas mecânicas, tipicamente partindo de 50 kgf/m², enquanto telhas metálicas tradicionais partem de 20 kgf/m².

É comum para este tipo de telha encontrar garantias de 100% de estanqueidade desde que não ocorra sua perfuração.

Telhas_zipadas_são_montadas_no_próprio_local_da_instalação.jpg

Figura 1:Telhas zipadas são montadas no próprio local da instalação

As telhas conformadas apresentam em suas bordas uma elevação que posteriormente será pressionada e dobrada por uma máquina especial para esta finalização, conhecida como zipadora. Este processo de dobra dá origem ao nome “zipada”.

Figura x Elevação na extremidade de telha que precisa ser dobrada para a finalização da montagempng

Figura 2: Elevação na extremidade de telha que precisa ser dobrada para a finalização da montagem

Detalhe do fechamento das telhas zipadas

Figura 3: Detalhe do fechamento das telhas zipadas

Zipadora elétrica equipamento que garante o fechamento entre telhas fazendo uma costura ao longo de todo o comprimento das telhas

Figura 4: Zipadora elétrica equipamento que garante o fechamento entre telhas fazendo uma costura ao longo de todo o comprimento das telhas

As chapas que formam as telhas possuem tratamento contra corrosão, podendo ser de galvalume, zincalume e aço galvanizado, entre outros.

Para manter essas proteções e diminuir possíveis pontos de entrada de água, não podem ser perfuradas. A fixação das telhas à estrutura do galpão se dá através de um suporte metálico que fica pressionado entre as folhas zipadas, conforme a figura abaixo.

Suporte especial para telhas zipadas fixadas na estrutura pela compressão do parafuso com a porca

Figura 5: Instalação das telhas zipadas

É possível instalar painéis fotovoltaicos em coberturas com telha zipada?

A instalação dos suportes de um sistema fotovoltaico neste tipo de telhado se diferencia principalmente pela não possibilidade de furo nas telhas ou da fixação direta na estrutura metálica que as suporta.

Para instalar os painéis é necessário utilizar um grampo especial que funciona como uma braçadeira, que se prende à geometria da telha (parte zipada) através de pressão dada pelo mecanismo com parafuso e porca. Este tipo de montagem está ilustrado na figura abaixo.

Suporte especial para telhas zipadas fixados pela compressão do parafuso com a porca

Figura 6: Suporte especial para telhas zipadas fixados pela compressão do parafuso com a porca

Os suportes recebem os grampos que irão garantir a fixação dos módulos.

Os_grampos_são_fixados_no_suporte_e_nos_módulos.jpeg

Figura 7: Os grampos são fixados no suporte e nos módulos

Esta solução, além de apropriada para as telhas zipadas, possui um custo reduzido quando comparada com aplicações em telhas metálicas convencionais.

Isso ocorre devido à menor quantidade de peças e materiais empregados, reduzindo inclusive os custos de instalação e custos de transporte até o local da obra.

Cobertura com telhas zipadas com a instalação de energia fotovoltaica

Figira 8: Cobertura com telhas zipadas com a instalação de energia fotovoltaica


Raphael Vaz

Raphael Vaz

Formado em Engenharia Mecânica no Centro Universitário FEI. Atua há mais de cinco anos no mercado fotovoltaico.

Comentar