Uma forte tempestade acompanhada de granizo atingiu Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, neste domingo (23), deixando cerca de 160 pessoas feridas e danificando diversos sistemas fotovoltaicos. Diante do estrago causado ao município, o prefeito Paulo Polis decretou Estado de Emergência.
Segundo apuração do Canal Solar, a maior parte dos ferimentos ocorreu por estilhaços e telhas quebradas durante a intensa chuva de pedras de gelo. Em algumas localidades as pessoas ficam sem energia elétrica, internet e telefone.
O governador Eduardo Leite autorizou emergencialmente R$ 1,5 milhão para a compra de telhas que serão disponibilizadas às famílias afetadas.
A Creral, cooperativa de distribuição e geração com sede na cidade, confirmou que duas de suas usinas solares foram atingidas. Uma delas, com potência de 3 MWp, teve 90% dos 4.400 módulos destruídos. Já o sistema de 54 kWp instalado no telhado da sede administrativa, destinado ao autoconsumo, também sofreu danos significativos nos painéis.
Como as chuvas fortes podem impactar o sistema fotovoltaico?
A cooperativa reforçou que eventos climáticos extremos evidenciam a importância de manter cobertura securitária adequada. “São eventos imprevisíveis, e as placas estão expostas ao risco, visto que, para melhor aproveitamento, são instaladas em telhados ou em estruturas de solo. O seguro ameniza o prejuízo”, afirmou a Creral em nota.

A orientação para os proprietários afetados é manter inversores e módulos desligados até a recomposição segura das estruturas.
No segmento de distribuição, a cooperativa atua como permissionária de serviço público para 8 mil associados em 37 municípios do Norte gaúcho. Na geração, opera atualmente 26 usinas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que somam 74,76 MW de potência instalada, sendo 8 hidrelétricas, 17 solares e 1 térmica.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.