Um homem de 35 anos sofreu uma queda de aproximadamente 10 metros de altura nesta quarta-feira (02), enquanto realizava a instalação de um sistema de energia solar em um galpão industrial no município de Coqueiro Seco (AL).
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado às 14h12 e a vítima foi resgatada com vida, mas apresentava traumatismo cranioencefálico e fraturas nos braços, face, costela, úmero e clavícula, além de contusões no tórax e abdome.
O telhado onde o acidente ocorreu estava danificado no momento em que os socorristas chegaram ao local. O homem foi estabilizado pelos socorristas e foi encaminhado para a Área Vermelha do HGE (Hospital Geral do Estado), em Maceió (AL).
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou o trabalho em equipe como fator essencial para o salvamento. “O entrosamento entre a Central de Regulação e os socorristas permitiu que o atendimento fosse ágil e eficiente. Isso faz toda a diferença em situações de extrema gravidade”, disse ela.
Segundo a última atualização do Samu, o paciente seguia hospitalizado, intubado e sob os cuidados de equipes especializadas de cirurgia de tórax, neurocirurgia, bucomaxilofacial e ortopedia.
Importância da normas de segurança e da capacitação profissional
Em entrevista ao Canal Solar, William Lacerda, engenheiro de segurança do trabalho e especialista em sistemas de proteção contra quedas, explica que independente das questões que levaram o profissional a cair do telhado, é fundamental que todos os trabalhadores sigam à risca as recomendações de segurança, como a NR 35, que discorre sobre trabalhos em alturas.
“Existe uma variedade de situações que podem explicar um acidente em uma instalação de um sistema solar. Elas vão desde a não verificação dos pontos de ancoragem das linhas de vida, até a capacitação do trabalhador, que envolve não somente a parte de treinamentos, como também a familiaridade dele com o sistema que será instalado”, explica.
De acordo com Lacerda, outro ponto que merece destaque, é a necessidade dos profissionais realizarem uma análise estrutural correta do telhado em que vão instalar o sistema. Uma vez que, se o mesmo não estiver adequadamente preparado para suportar uma carga extra, poderá haver um colapso e o profissional poderá se acidentar.
“Estamos presenciando vários casos, seja em igrejas, supermercados ou residências. É um histórico bem grande de situações onde a estrutura não resistiu aos esforços, e acarretou acidentes, ou mesmo mortes”, disse ele.
Por esse motivo, o engenheiro de segurança do trabalho alerta que o profissional que almeja atuar no setor, tenha conhecimento técnico e siga os padrões normativos estabelecidos. “A capacitação e os dispositivos de ancoragem são ponto chave para garantir a segurança e a execução correta do trabalho”, salientou Lacerda.
Teto de igreja desaba durante instalação de painéis solares em Goiânia (GO)
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.